Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Itacaré, Maraú e Camamu solicitam projeto conjunto para resolver problema dos lixões

 


Buscar uma solução definitiva para a situação dos lixões, com ações voltadas para a questão ambiental, econômica e social, vem sendo uma das prioridades dos prefeitos de Itacaré, Antônio de Anízio, de Maraú, Manassés Souza, e de Camamu, Enoc Silva, que tem realizados constantes reuniões, visitas, debates e estudos para acabar de vez com esse grave problema enfrentado pelos municípios brasileiros. E na tarde desta quinta-feira(21) os prefeitos voltaram a se reunir, dessa vez em Itacaré, para conhecer o projeto desenvolvido pelas empresas CVR Costa do Cacau e Marca Ambiental, que há mais de 25 anos atua no ramo de sustentabilidade e soluções para os setores de saneamento urbano.

 

Durante o encontro, o diretor comercial das empresas, Rodrigo Zache, falou das experiências positivas desenvolvidas pela Marca e CVR Costa do Cacau em outros municípios brasileiros e das alternativas dos projetos dos aterros compartilhados. A proposta dos prefeitos é promover uma solução completa, desde a coleta, o gerenciamento dos resíduos, a coleta seletiva com a separação do lixo, até mesmo as questões de sustentabilidade e projetos socioambientais. Rodrigo Zache apresentou todas as etapas da implantação de um aterro obedecendo a legislação ambiental e destacou os projetos de reaproveitamento de cada um dos resíduos.

 

O objetivo é que os três municípios, juntamente com as demais cidades vizinhas interessadas em fazer parte do projeto, possam ter um aterro sanitário de forma compartilhada, seguindo todas as normas ambientais, facilitando a coleta e diminuindo os custos de manutenção. Nesse sentido, os três gestores solicitaram à empresa Marca e CRV a elaboração de um projeto detalhado contemplando esses municípios regionais, apresentando a logística de transportes, gerenciamento e os custos, além da questão social e ambiental.

 

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, reafirmou que a proposta é que além de garantir um destino sustentável para a questão dos resíduos sólidos, acabando de vez com os lixões, também seja criada uma campanha coletiva envolvendo toda a comunidade, incluindo os moradores, empresários e turistas, para implantar a coleta seletiva, separando o lixo entre os materiais secos e molhados. Essa medida, além de diminuir a quantidade de lixo, ainda garante a geração de renda para os catadores, que poderão reciclar grande parte desse material de forma muito mais rápida e segura.

Postar um comentário

0 Comentários