quinta-feira, 28 de julho de 2016

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ilhéus completou 36 anos de existência neste mês de julho, com uma história de busca pela igualdade, autonomia e inclusão social para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Sediada no bairro Hernani Sá, na zona sul da cidade, a Apae disponibiliza educação especial para crianças, jovens e adultos na Escola Flor do Cacau, atualmente com 172 alunos, com uma equipe especializada e dezenas de colaboradores.
A trajetória da entidade é marcada pela luta, superação de desafios e muitas conquistas. A data oficial de aniversário é o dia 18 de julho. Em 1980, a Apae foi criada a partir da dedicação e persistência dos fundadores José e Maria Carneiro – conhecida como Pina, que se inspiraram, à época, na ação da Apae em Itabuna. Depois, foi marcante a atuação da ex-diretora Ana Ceres. Atualmente, a instituição é presidida pelo coronel Albervan Neves de Almeida, ao lado da diretora geral e pedagógica, Vitória Penalva, e da diretora financeira Jaldyr Ramos Mendonça.
O pleno funcionamento da Apae depende sempre do apoio da sociedade ilheense, dos Poderes Públicos, de amigos sócios e doadores, com o propósito de oferecer a melhoria da qualidade às pessoas com deficiência. A fundadora Maria Pina Carneiro declarou que "se não fosse a atual diretoria da APAE de Ilhéus, com o Presidente Albervan, e a diretora Vitória, acho que a escola já tinha fechado, com certeza. Com tanta coisa que tem acontecido, a APAE de Ilhéus tem se saído muito bem. A cada dia está melhorando e crescendo, voltando à essência e confiança que tinha no início. A APAE é a comunidade, que precisa se unir para que a instituição cresça, para a alegria de todos nós que gostamos da APAE", disse.
Para a diretora pedagógica, Vitória Penalva, "esse resultado é um parabéns de ações de graças, de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelas bênçãos que ele tem derramado aqui. São três anos de arrumação, não é fácil. Temos, daqui pra frente, pelo menos 10 anos para pagamento de dívidas passadas, relacionados a acordos trabalhistas, parcelamentos de FGTS, INSS", entre outros. Ela  agradece aos pais dos allunos, ao Presidente da Apae, à diretora financeira, Jaldyr Mendonça, aos fundadores e ex-diretores e à sociedade, de forma geral. 






Secretaria de Comunicação Social - Secom.

0 comentários:

Postar um comentário