Os alunos são beneficiados por 32 veículos, sendo 16 contratados por meio de licitação pública e outros 16 adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal
O chefe da Seção de Transporte Escolar da Prefeitura de Ilhéus, Marcos Lessa, reuniu-se hoje, dia 28, com os condutores dos ônibus que realizam o transporte de estudantes na zona rural do município, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Secult), localizada na Avenida Soares Lopes, com o objetivo de promover novos ajustes nos roteiros. Segundo Lessa, mais de 3.500 alunos são beneficiados atualmente pelo serviço, que conta com o apoio de 16 veículos terceirizados, contratados por meio de licitação pública, e outros 16 próprios adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal.
A secretária de Educação, Marlúcia Rocha, afirma que a proposta do governo municipal é ampliar a frota de ônibus próprios com o objetivo de eliminar, até o final de 2015, as despesas públicas com a terceirização. “Nossa meta é que o município passe a ter a sua própria frota de veículos. Tudo isso com o objetivo de garantir um transporte seguro e de qualidade para os nossos estudantes visando aumentar a permanência nas escolas e reduzir os índices de evasão”, comenta.
Lessa enfatiza que todos os veículos utilizados no transporte escolar dos estudantes da Zona Rural de Ilhéus, inclusive os 11 recebidos no primeiro semestre deste ano, já foram emplacados e cumprem normalmente seus respectivos roteiros. “Nunca é demais lembrar que são ônibus novos e seminovos, dotados dos principais itens de segurança. Além disso, alguns deles são equipados com ar condicionado e adaptados para portadores de necessidades especiais”, acrescenta. O chefe da Seção de Transporte Escolar anuncia ainda que a Secretaria de Educação deverá concluir, até a próxima semana, a implantação de uma garagem nas proximidades do Bairro Ilhéus II.
Além de diversos ramais e povoados, o transporte escolar beneficia estudantes dos distritos de Couto, Rio do Engenho, Santo Antônio, Ponta do Ramo, Ponta da Tulha, Mamoan, Retiro, Tibina, Juerana, Aritaguá, Sambaituba, Vila Olímpio, Castelo Novo, Banco do Pedro, Banco Central, Inema, Pimenteira, Japu e Maria Jape. E mais: Programa “Minha Casa, Minha Vida” (Banco da Vitória), Cururutinga, Búzios, Itariri, São José, São João, Aderno, Cedro, Areia Branca e Lagoa Encantada.
0 Comentários