Ilhéus será um dos palcos da 6ª edição do Festival Latino Americano de Teatro da Bahia (FilteBahia2013), que vai ocorrer de 03 e 08 de setembro, incluindo exibições de grupos locais. A informação foi confirmada pelo diretor artístico do FilteBahia, o cubano Luiz Alberto Alonso, durante visita na semana passada, ao presidente da fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Paulo Atto. A mostra promove as artes cênicas dos países latino-americanos, e tem como objetivo a interação entre as culturas internacionais e local.
A programação do festival em Ilhéus inclui a apresentação de dois espetáculos internacionais e dois nacionais, além de três produções dos municípios da região, dois quais uma será selecionada para integrar o FilteBahia em Salvador. O evento contará também com uma ação de formação, com a presença da artista russa, Elena Vássina, do teatro Stanislávski.
Para Paulo Atto, participar de um festival latino americano é possibilidade de discussão e fomento da cultura local. “Inserir Ilhéus em um festival com essa proposta não é apenas participar de um evento internacional, mas oportunidade de discutir nossa realidade no âmbito cultural, assim como o fomento dos grupos teatrais da cidade”, frisou.
Luiz Alberto Alonso pontuou o potencial artístico da cidade. “Ilhéus tem talento artístico e cultural a ser ainda mais desenvolvido. A atual gestão cultural tem a intenção de canalizar esse potencial através de diversas ações”, ressalta.
Inscrições locais – Grupos artísticos do município e da região interessados em participar do festival poderão efetuar as inscrições entre os próximos dias 10 e 30 de abril. Basta enviar o material de divulgação do trabalho (DVD, dossiê, textos na íntegra) para a fundação Cultural de Ilhéus (Rua Jorge Amado s/n, centro). A seleção dos grupos selecionados vai ocorrer entre os dias 1º a 10 de maio, pela curadoria local. No dia 12 de maio, será divulgado os grupos selecionados.
1 Comentários
Alegro-me em tomar conhecimento de tão interessante fato;Acredito que um evento desse porte tem sem dúvida um cunho importante para o apoio no que concerne a impulsionar e valorizar arte e a cultura na região cacaueira.
ResponderExcluirIsso sim, é incluir ILHÉUS na rota de discussão do teatro contemporâneo! Parabenizo aqui O presidente da Fundação Cultural O senhor Paulo Atto pela coragem e em ambos os tempos peço detalhes no que se refere a curadoria local;quem são eles? e quais os critérios que utilizarão para seleção dos grupos?
É de suma importância que não apenas ás pessoas envolvidas com a arte tenham conhecimento dessas pessoas bem como a comunidade Ilheense.