Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Prefeitos de Itacaré e Maraú discutem medidas para acabar com os lixões

 


Os prefeitos de Itacaré, Antônio de Anízio, e de Maraú, Manassés Souza, se reuniram na manhã desta quarta-feira(12) com representantes do segmento empresarial para discutir alternativas para acabar de vez com os lixões nos dois municípios, implantando de forma compartilhada os aterros sanitários, evitando assim os problemas ambientais e envolvendo toda a comunidade no processo de coleta seletiva. O objetivo é que os dois municípios, juntamente com as demais cidades vizinhas interessadas em fazer parte do projeto, possam ter um aterro sanitário de forma compartilhada, seguindo todas as normas ambientais, facilitando a coleta e diminuindo os custos de manutenção.

 

Durante o encontro os dois prefeitos falaram das dificuldades para a destinação dos resíduos solos e do desafio que será transformar os atuais lixões em aterros sanitários, que são menos nocivos ao meio ambiente, pois são construídos para evitar a contaminação do solo, da água e do ar. Diante dos altos custos para a manutenção de um aterro sanitário, a proposta é de Itacaré e Maraú, com o apoio da sociedade civil e do segmento empresarial, criarem uma unidade compartilhada. O objetivo é que outros municípios vizinhos, a exemplo de Camamu e Ubaitaba, também possam fazer parte do projeto. Para isso os prefeitos desses municípios serão convidados para conhecerem a proposta dos aterros compartilhados.

 


Os prefeitos Antônio de Anízio e Manassés Souza fizeram questão de enfatizar que acabar com os lixões foram compromissos assumidos com a sociedade e que serão cumpridos pelas duas gestões municipais. E a proposta é aterro sanitário compartilhado, que será construído longe de centros urbanos, para evitar transtornos à população, como o contato com o mau cheiro, por exemplo. "Essa é uma obra de engenharia projetada para reduzir os danos que o lixo causa à natureza e à sociedade", explicaram.

 

Paralelo ao aterro sanitário, os municípios também estarão implantando uma campanha educativa como forma de conscientizar a comunidade sobre a responsabilidade de todos com o ciclo de vida de um produto, desde a sua produção até o destino final. Nesse sentido, as Prefeituras vão incentivar coleta seletiva, onde o cidadão possa separar os lixos secos dos molhados, facilitando a coleta e colaborando com o meio ambiente. A comunidade também será orientada sobre os dias e horários da coleta, bem como os locais corretos para a colocação do lixo, onde a própria sociedade possa fiscalizar e colaborar com uma cidade mais limpa, com mais saúde e muito mais bonita.

Postar um comentário

0 Comentários