Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Novo Hospital da Costa do Cacau, em Ilhéus deve ser entregue no início de 2017, diz governador

Acompanhado do prefeito de Ilhéus em exercício, Carlos Machado (Cacá), entre outras autoridades, o governador da Bahia, Rui Costa, visitou, na manhã desta sexta-feira, dia 22, as obras do Hospital Regional da Costa do Cacau, em construção na BR-415 (Rodovia Ilhéus-Itabuna), no bairro Banco da Vitória. A unidade médica está com 60% dos serviços executados. Quando estiver em funcionamento, o equipamento vai dobrar a disponibilidade de leitos para urgências, emergências e cirurgias na região cacaueira, de acordo com o chefe do Executivo Estadual.

A construção do hospital foi iniciada em novembro de 2015 e está com o cronograma adiantado. O engenheiro responsável pela obra, Orlando Lemos, afirmou que a previsão era entregar a obra em maio de 2017, no entanto, a conclusão dos serviços deve ser antecipada para até o mês de janeiro próximo.
Para o prefeito em exercício, Carlos Machado, a obra representa um compromisso do governador e a resposta a uma demanda apresentada ao Governo do Estado pela Administração Municipal. "Com essa nova unidade médica, de referência, que tem como modelo o premiado Hospital do Subúrbio, em Salvador, vamos ampliar a oferta dos serviços de saúde de qualidade à nossa população. Sem contar que são gerados mais de 400 empregos diretos somente aqui na fase de construção", enfatizou.

Leitos - Construído numa área de cerca de 70 mil metros quadrados, somente nessa primeira etapa, o Hospital da Costa do Cacau terá capacidade para 179 leitos, a um custo de 80 milhões de reais. Após a segunda e última etapas, a unidade ofertará 233 vagas, divididas entre as especialidades ofertadas. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), serão 30; centro cirúrgico com sete salas, além de setores de hemodinâmica e imagenologia.

A visita do governador Rui Costa foi acompanhada pela senadora Lídice da Mata, pelos secretários estaduais de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e de Relações Institucionais, Josias Gomes, os deputados estaduais Eduardo Salles, Rosemberg Pinto e Ângela Sousa; e a prefeita de Una, Diane Rusciolleli. Também presentes, secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, de Saúde, Antonio Ocké, de Turismo e Esporte, Josenaldo Cerqueira, de Comunicação, Valério de Magalhães, de Educação, Paulo Moreira, de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, de Relações Institucionais, Fred Vésper, de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, de Desenvolvimento Social, Kácio Brandão, e os vereadores Ivo Evangelista e Gilmar Sodré.

Regional – Após a vistoria, o governador Rui Costa afirmou à imprensa que o novo Hospital da Costa do Cacau vai atender exclusivamente a pacientes adultos. "Dessa forma, preparamos o caminho para que o Hospital Geral Luiz Viana Filho seja passado à responsabilidade do município e transformado em uma unidade de referência no atendimento materno-infantil, com alas de maternidade e pediatria", disse.

A transformação do Hospital Luiz Viana Filho em uma unidade materno-infantil é uma proposta defendida pelo prefeito licenciado Jabes Ribeiro. Atualmente, o hospital regional, localizado no bairro da Conquista, como unidade de referência, não tem sido suficiente para atender à demanda de Ilhéus e mais sete municípios. O prefeito tem se preocupado com a carência de atendimento a crianças e gestantes, e tem ampliado a parceria com a Santa Casa de Misericórdia no sentido de garantir o pleno funcionamento da Maternidade Santa Helena.  





Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Postar um comentário

0 Comentários