Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Ilhéus prepara servidores para o Censo Escolar 2016

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), iniciou, no fim de junho, a coleta de dados para o Censo Escolar da Educação Básica. Em Ilhéus, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realiza, entre os dias 12 e 14 deste mês, curso de preparação para professores e servidores que vão atuar no levantamento dos dados locais. As inscrições podem ser feitas na sede da Seduc, na Avenida Soares Lopes.
O treinamento com profissionais das escolas públicas municipais e estaduais, privadas particulares, filantrópicas e confessionais será realizado no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne, sempre a partir da 13h30min. O secretário de Educação, Paulo Moreira, explica que o processo de coleta e envio das informações requer padrões definidos pelo MEC, por isso a necessidade de preparar a equipe.
Segundo Moreira, o Censo Escolar é o principal levantamento estatístico-educacional do País. "Com esses dados, que observam, por exemplo quantidade de escolas, professores e estudantes matriculados na rede, o Ministério da Educação terá subsídios para definir as políticas públicas da educação, bem como a distribuição de recursos da união para estados e municípios", salienta Moreira.
Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação. As informações levantadas em Ilhéus poderão ser postadas no portal do Inep até o fim de agosto.

Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Postar um comentário

0 Comentários