Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Governador lança em Ilhéus edital de licitação para duplicação da BR-415

Quatro pontes sobre o Rio Cachoeira integram o projeto de duplicação da BR-415, no trecho que liga as cidades de Ilhéus e Itabuna, as principais do Sul do Estado. O edital de licitação para a obra foi lançado hoje, dia 22, pelo governador da Bahia, Rui Costa, também assinado pelo secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti.  O ato aconteceu no Centro de Convenções de Ilhéus, durante o VIII Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia, com a participação do prefeito de Ilhéus em exercício, Carlos Machado (Cacá).

O prefeito acompanhou o governador, pela manhã, na visita às obras de construção do Hospital Costa do Cacau, e à tarde, comemorou a assinatura da licitação, "que vai transformar esse pedaço da estrada em uma grande avenida a serviço do desenvolvimento regional", disse. Ao todo, de acordo com secretário Cavalcanti, "serão duplicados 18 quilômetros da estrada, no trecho a partir da saída, no contorno norte de Itabuna, até o bairro Banco da Vitória".

O governador Rui Costa lamentou a demora em tocar a obra. "O Governo do Estado havia lançado licitação, há dois anos, mas foi deserta. As empresas apresentaram um custo superior ao estimado. Passamos dois anos rediscutindo o projeto e encontramos o modelo que consideramos viável e logo poderemos dar a ordem de serviço para ver mais esse compromisso sendo cumprido com a região sul da Bahia".

A obra de duplicação contará com recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e tem prazo inicial de dois anos para ser concluída. Assim como a construção das pontes e das pistas do outro lado do Rio Cachoeira, a obra prevê a recuperação completa das vias já existentes, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Tráfego (Dnit).

Ponte – Durante o ato de abertura da licitação, o governador Rui Costa afirmou ao prefeito em exercício, Cacá, que, em até 60 dias, retorna a Ilhéus para visitar as obras da nova ponte que vai ligar o centro à zona sul do município. A ordem de serviço já foi assinada, de acordo com o chefe do Executivo Estadual.

Com um total de 533 metros, além do acesso ao sistema viário de 2,74 quilômetros, a ponte que liga o centro de Ilhéus à zona sul da cidade recebe investimentos de R$ 99,6 milhões. O equipamento deve ficar pronto em dois anos e vai receber tráfego diário de 8,5 mil veículos. O prefeito Cacá destacou que, juntas, as obras da ponte e da duplicação beneficiam uma população superior a 500 mil habitantes, através da exportação e do turismo regional.

Presenças – Acompanharam a visita ao Festival do Chocolate, os secretários de Estado de Agricultura, Vitor Bomfim, de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, os deputados Eduardo Salles, Roberto Brito, os secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, de Saúde, Antonio Ocké, de Turismo e Esporte, Josenaldo Cerqueira, de Educação, Paulo Moreira, de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, de Relações Institucionais, Fred Vésper, de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, de Desenvolvimento Social, Kácio Brandão, vereadores e imprensa.




Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Postar um comentário

0 Comentários