Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Conselho Municipal de Educação promoveu reunião para discutir o PNE

O Conselho Municipal de Educação de Ilhéus, em parceria com a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), promoveu no último dia 22 de julho, na Academia de Letras, uma reunião ampliada do Conselho Municipal de Educação (CME) em comemoração a um ano do Plano Nacional de Educação (PNE). O evento contou com a participação de conselheiros de educação, representantes de escolas privadas, representantes da Secretaria Municipal de Educação e convidados. A reunião contou com a presença da Presidente Nacional da União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), professora Gilvânia Nascimento e do diplomata ilheense João Lucas Higino Santana.
Na abertura, o presidente do CME, Odilon Andrade, destacou a importância da reunião, para assim avaliar os avanços e desafios para a educação brasileira a partir da aprovação dos planos de educação. Já a Secretária de Educação, Marlúcia Mendes, destacou o processo de elaboração do Plano Municipal de Educação de Ilhéus, com a participação de representantes da sociedade, devidamente representados no grupo colaborativo que conduziu todo o processo. A Secretária destacou ainda a importância do plano para a melhoria da educação no município.
A presidente da UNCME, Gilvânia Nascimento, ressaltou o momento que o Brasil está passando, de planejamento da educação brasileira, nunca antes visto em nosso país. “O que pode ser confirmado pelos dados oficiais, que apontam hoje a existência de mais de cinco mil planos elaborados em todo o país e na Bahia, mais de 400 municípios já elaboraram os seus planos de educação”, destaca Gilvânia. E reafirma ainda a importância de toda a comunidade está empenhada na luta por uma educação de qualidade para todos os cidadãos, conforme estabelecido na Constituição de 1988. Neste sentido, um dos caminhos possíveis, é a gestão democrática da educação, como princípio básico para a garantia do direito à educação.
A reunião foi finalizada com a palestra do diplomata João Lucas Higino Santana, que fez uma importante articulação entre o trabalho da diplomacia brasileira e a questão educacional, uma vez que ambos têm como objetivo servir à nação, buscando cada vez mais o bem estar dos seus cidadãos, que se traduz no exercício pleno da cidadania.  O jovem diplomata, estudante de escola pública em sua origem, fez ainda importantes considerações sobre a carreira de diplomata e suas singularidades, fazendo inclusive com que todos os presentes tivessem uma aula de história, que remontou ao Brasil Império.

O presidente do CME, Odilon Andrade, encerrou os trabalhos prestando homenagem aos dois filhos de Ilhéus – Gilvânia Nascimento e João Lucas, que com o seu trabalho em nível nacional, têm contribuído para a concretização de direitos fundamentais para os cidadãos brasileiros, o que de certa forma, honra a todos os ilheenses, com tão importante e qualificada representação. 

Postar um comentário

0 Comentários