Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Em audiência na tarde desta quarta-feira Pai do menino Bernardo se diz Inocente e madrasta se cala.

Graciele Ugulini, madrasta do menino Bernardo (Foto: Felipe Truda/G1)Segunda acusada a ser interrogada pela Justiça sobre o processo que investiga a morte do menino Bernardo Boldrini, a madrasta da criança, Graciele Ugulini, se calou na audiência na tarde desta quarta-feira (27) no Fórum deTrês Passos, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Em seguida, a amiga dela, Edelvânia Wirganovicz, também resolveu não se pronunciar. As duas são rés no processo que investiga o crime junto com o médico Leandro Boldrini, pai da criança, e do irmão de Edelvânia, Wirganovicz.
O depoimento de Graciele começou por volta das 14h50, após o intervalo que sucedeu a oitiva do pai de Bernardo, o médico Leandro Boldrini, que se declarou inocente. Ao entrar no fórum, Graciele pediu um copo d'água. Em seguida, sentou em frente ao juiz para ser interrogada, mas não respondeu nem mesmo informações sobre dados pessoais.
Após o juiz fazer a leitura das denúncias, ele perguntou se ela queria ficar em silêncio. A resposta foi positiva. Em seguida, assinou um papel e, como não desejou assistir aos outros depoimentos, foi embora.
Edelvânia Wirganovicz fez silêncio (Foto: Felipe Truda/G1)Edelvânia Wirganovicz fez silêncio
(Foto: Felipe Truda/G1)
Após a saída de Graciele, Edelvânia foi chamada para depor. Confirmou que gostaria de fica em silêncio, mas comentou que falará no julgamento.
"Vim forçada. Me obrigaram. Estou fazendo tratamento, não estou bem. Vou falar no dia do julgamento", afirmou.
O menino Bernardo desapareceu no dia 4 de abril de 2014, data em que foi morto. Seu corpo só foi encontrado no dia 14 de abril. Segundo as investigações da Polícia Civil, o menino morreu em razão de uma superdosagem do sedativo midazolan e foi enterrado em uma cova, na área rural de Frederico Westphalen, a 80 km de Três Passos. Graciele e Edelvânia teriam dado o remédio que causou a morte do garoto e depois teriam recebido a ajuda de Evandro para enterrar o corpo.
Mais cedo, o pai do menino, Leandro Boldrini, falou por mais de três horas à Justiça. Com um colete à prova de balas, o médico contou sobre como era sua relação com o filho, como foi o dia da morte do menino e negou participação no crime. "A acusação é falsa, não participei disso", afirmou o médico.
"Fiquei sabendo da morte do Bernardo quando já estava preso", afirmou Leandro. "Quando ela [Graciele] confessou que teve participação... a polícia me segurou. Sei lá o que iria fazer, senti um descontrole. Chorei e fiquei indignado com ela", completa. Ele defendeu ainda que foi traído por Graciele, em relação à morte do filho.
O depoimento terminou por volta das 13h50. "Estou preso por uma questão de integridade física, mas busco a verdade. Me destruíram. Sou inocente", declarou. O senhor poderia fazer um despacho de alvará de soltura e eu iria para casa, lamentar os meus erros como humano. Todo mundo erra como pai e mãe, mas eu quis fazer o melhor. A mídia está me massacrando, me destruindo por sensacionalismo comercial", completou.
Chegado a fórum sob gritos de 'assassinos' = Antes do depoimento, Leandro Boldrini foi recebido por gritos de "assassino" por manifestantes do lado de fora do fórum. Ele veste um colete à prova de balas.
Já dentro da sala, de frente ao juiz, o pai de Bernardo pediu para que a imprensa não participasse da audiência, o que foi negado. As audiências ocorrem depois de a Justiça ouvir mais de 50 testemunhas. O crime completou um ano em abril e chocou o país.
Do lado de fora do fórum, manifestantes se concentraram desde cedo para pressionar os réus. Além de xingamentos, um carro de som repete a todo o momento a gravação dos gritos do menino (assista no vídeo abaixo). Materiais foram confeccionados por integrantes do grupo "Corrente do Bem", que pede justiça pela morte de Bernardo, são distribuídos, como uma foto dele com um terço.
A Rua General Osório, perto da esquina do prédio do fórum, foi bloqueada para o tráfego de veículos pouco antes das 8h, e equipes da Brigada Militar e da Polícia Civil guardam a entrada. Ao longo da rua também foram pendurados cartazes em homenagem a Bernardo.
Até agora, o processo conta com 32 volumes e um total de 6,6 mil páginas. Considerando as testemunhas de acusação e defesa, 53 pessoas foram ouvidas em 18 audiências de instrução.
Cartazes foram pendurados nas proximidades do fórum (Foto: Felipe Truda/G1)Cartazes foram pendurados nas proximidades
do fórum (Foto: Felipe Truda/G1)
A audiência é conduzida pelo juiz Marcos Luís Agostini, titular do processo da 1ª Vara Judicial da Comarca. Os defensores de Graciele e Edelvânia chegaram a pedir dispensa do comparecimento delas na audiência. Porém, a Justiça negou e mandou que elas sejam levadas ao Fórum de Três Passos. Mesmo assim, os réus podem exercer o direito de permanecer em silêncio.
Encerrada esta fase, as defesas apresentam seus argumentos. Ao final, o juiz terá quatro opções: sentença de pronúncia (os réus vão ser julgados em júri popular), sentença de impronúncia (o magistrado considera que não há prova da existência do fato ou indícios de autoria e o processo é arquivado), absolvição sumária (réus inocentados) e desclassificação (em discordância do juiz com a acusação, o caso acaba sendo julgado em vara criminal).
Relembre o caso= - O menino de 11 anos Bernardo Boldrini foi visto vivo pela última vez no dia 4 de abril de 2014 por um policial rodoviário. No início da tarde daquele dia, Graciele foi multada por excesso de velocidade. A infração foi registrada na ERS-472, em um trecho entre os municípios de Tenente Portela e Palmitinho. A mulher trafegava a 117 km/h e seguia em direção a Frederico Westphalen. O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) disse que ela estava acompanhada do menino.
GNews - Menino Bernardo (Foto: globonews)Bernardo foi encontrado morto em abrilo do
ano passado (Foto: GloboNews)
- Um vídeo divulgado em maio do ano passado mostra os últimos momentos de Bernardo. Ele aparece deixando a caminhonete da madrasta, Graciele Ugulini, e saindo com ela e com a assistente social Edelvânia Wirganovicz. Horas depois, as duas retornam sem Bernardo para o mesmo local.
- O corpo de Bernardo foi encontrado no dia 14 de abril de 2014, enterrado em um matagal na área rural de Frederico Westphalen.
- Segundo as investigações da Polícia Civil, Bernardo foi morto com uma superdosagem do sedativo midazolan. Graciele e Edelvânia teriam dado o remédio que causou a morte do garoto e depois teriam recebido a ajuda de Evandro para enterrar o corpo.  A denúncia do Ministério Público (MP) apontou que Leandro Boldrini atuou no crime de homicídio e ocultação de cadáver como mentor, juntamente com Graciele. Conforme a polícia, ele também auxiliou na compra do remédio em comprimidos, fornecendo a receita. A defesa do pai nega.
- O irmão de Edelvânia, Evandro Wirganovicz é acusado de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Ele seria o responsável por cavar a cova onde o menino foi enterrado.
- Em vídeo divulgado pela defesa de Edelvânia, ela muda sua versão sobre o crime. Nas imagens, ela aparece ao lado do advogado e diz que a criança morreu por causa do excesso de medicamentos dados pela madrasta. Na época em que ocorreram as prisões, Edelvânia havia dito à polícia que a morte se deu por uma injeção letal e que, em seguida, ela e a amiga Graciele jogaram soda cáustica sobre o corpo. A mulher ainda diz que o irmão, Evandro, é inocente.
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CASO
Menino Bernardo Boldrini com a avó, Jussara Uglione (Foto: Reprodução/Facebook)Menino Bernardo Boldrini com a avó, Jussara
Uglione (Foto: Reprodução/Facebook)
Como Bernardo morreu? A Polícia Civil aponta que Bernardo foi morto com uma superdosagem do sedativo midazolan e depois enterrado em uma cova rasa, na área rural de Frederico Westphalen. Graciele e Edelvânia teriam dado o remédio que causou a morte do garoto e depois teriam recebido a ajuda de Evandro para enterrar o corpo.

Com quem Bernardo morava? Ele vivia com o pai, a madrasta e a bebê do casal, à época com cerca de um ano, em uma casa em Três Passos. A mãe de Bernardo, Odilaine, morreu em fevereiro de 2010. Recentemente, o  Ministério Público solicitou novos documentos sobre o caso de Odilaine. Em até 30 dias, o MP deve se manifestar a favor ou contra a abertura das investigações. O inquérito policial concluiu que ela se matou, mas uma perícia particular contratada pela família aponta a hipótese de homicídio.
Quem está preso? O médico Leandro Boldrini, pai da criança, a madrasta Graciele Ugulini, a amiga dela Edelvânia Wirganovicz e o irmão Evandro Wirganovicz.
Quando ocorre o julgamento? Ainda não há data marcada. Após o interrogatório dos quatro réus nesta quarta, as defesas apresentam seus argumentos. A expectativa é que o julgamento aconteça até o fim de 2015.

Os réus respondem por quais crimes? Leandro Boldrini vai responder por homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e falsidade ideológica. Graciele e Edelvânia responderão por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Evandro Wirganovicz é acusado de homicídio simples e ocultação de cadáver.
Como o corpo foi encontrado? Na noite do dia 14 de abril, o corpo do menino foi encontrado enterrado em uma cova em um matagal na cidade de Frederico Westphalen, no Norte do estado, a 80 km de onde o menino morava. Edelvânia mostrou aos policiais onde o corpo da criança estava enterrado.
Como era a relação de Bernardo com o pai? 
No ano passado, vídeos gravados pelo próprio pai mostram discussões do menino com o casal. Em um deles, a criança está com uma faca na mão e é instigada por Leandro. "Vamos lá, machão", diz o médico. Há também relatos de vizinhos e amigos dão conta que o menino se dizia carente de atenção. Ele chegou a procurar a Justiça para relatar o caso.
No início de 2014, o juiz Fernando Vieira dos Santos, 34 anos, da Vara da Infância e Juventude de Três Passos, autorizou que o garoto continuasse morando com o pai, após o Ministério Público (MP) instaurar uma investigação contra o homem por negligência afetiva e abandono familiar.
De acordo com o MP, desde novembro de 2013, o pai de Bernardo era investigado. Entretanto, jamais houve indícios de agressões físicas. Em janeiro, o garoto foi ouvido pelo órgão e chegou a pedir para morar com outra família.
O médico pediu uma segunda chance. Com a promessa de que buscaria reatar os laços familiares com o filho, ele convenceu a Justiça a autorizar uma nova experiência. Na época, a avó materna, que mora em Santa Maria, na Região Central do estado, chegou a se disponibilizar para assumir a guarda. Porém, conforme o MP, Bernardo também concordou em continuar na casa do pai e da madrasta.
O que ocorreu com a mãe de Bernardo?  Odilaine Uglione foi encontrada morta em 2010, dentro da clínica do então marido, o médico Leandro Boldrini, em Três Passos. À época, a investigação da polícia concluiu que ela cometeu suicídio com um revólver. Em 29 de março, o Fantástico mostrou o resultado de uma perícia particular contratada pela família, que conclui que a suposta carta suicida da enfermeira teria sido forjada, escrita por outra pessoa



Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários