Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Saúde de Ilhéus amplia ações da Vigilância Sanitária


O secretário Antônio Ocké explica que para otimizar as atividades de controle da qualidade dos alimentos e dos serviços a eles relacionados, estão sendo realizadas diversas estratégias como, por exemplo, fiscalizações em estabelecimentos do setor, incluindo inspeções noturnas. O setor de Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está intensificando as atividades de controle da qualidade dos alimentos e dos serviços a eles relacionados, tendo em vista a preservação e promoção da saúde da população de todo o município de Ilhéus. Uma das medidas  utilizada é a inspeção sanitária nos estabelecimentos, tendo como objetivo eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde do consumidor, prioritariamente, através da educação sanitária.
Neste sentido, o secretário Antônio Ocké explica que para otimizar as ações, estão sendo realizadas diversas estratégias como, por exemplo, fiscalizações em estabelecimentos do setor, incluindo inspeções noturnas, realizadas inicialmente no Bairro Pontal e no centro da cidade. Nesta semana, as atividades estão ocorrendo no Bairro do Banco da Vitória, em mercados de grande porte; drogarias; estabelecimentos de saúde; academias de ginástica, e ainda todos os estabelecimentos de ensino.
Com a proximidade do verão, quando o município recebe anualmente um grande número de turistas, o secretário afirma que se faz preciso acelerar as ações da Visa. Segundo Antônio Ocké, o impacto positivo das ações da vigilância já pode ser observado em diversas segmentos, como, por exemplo, na aquisição de hábitos higiênicos sanitários adequados nos estabelecimentos fiscalizados do município e a  reabertura de empreendimentos interditados após as adequações necessárias.
 As ações da Visa consistem em vistorias, notificações, em caso de identificação de alguma irregularidade, chagando até a interrupção do funcionamento do estabelecimento em casa de permanência na infração. No inicio deste mês de outubro, por exemplo, o setor suspendeu as atividades de três farmácias no centro da cidade até que fossem cumpridas as normas previstas pela vigilância sanitária.

Postar um comentário

0 Comentários