O prefeito Jabes Ribeiro defendeu o fortalecimento da parceria entre o governo, a população e a sociedade civil organizada de Ilhéus para superação dos desafios sociais e econômicos do município, durante a abertura da 5ª Conferência Municipal das Cidades, na noite da última sexta-feira, dia 7, no auditório da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). “Nós precisamos pensar Ilhéus de forma integrada e, sobretudo, de forma participativa. Além de possibilitar uma maior contribuição ao desenvolvimento do município, esse processo dará maior legitimidade aos caminhos escolhidos”, afirmou o prefeito.
Durante a abertura da conferência, Jabes Ribeiro destacou a importância do Fórum Compromisso com Ilhéus, evento que acontecerá em julho com a finalidade de “pensarmos a cidade que todos nós queremos”. Para o prefeito, tanto a resolução das problemáticas sociais quanto a preparação da cidade para a chegada de investimentos importantes como o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste/Leste (Fiol) exigem uma nova visão de gestão pública. O evento prosseguiu durante o sábado, dia 8, quando os conferencistas tiveram a oportunidade de discutir o tema central “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”, sempre com ênfase para as áreas de habitação, gestão territorial, saneamento básico e mobilidade urbana.
O presidente do Conselho Municipal da Cidade, Marcos Lessa, lembrou que a conferência é uma ferramenta fundamental para a apresentação, discussão e formatação de políticas setoriais de desenvolvimento. “Construir a Ilhéus do futuro passa pelo debate de propostas capazes de contribuir para a elaboração de instrumentos estruturantes, como os planos municipais de habitação, saneamento e mobilidade urbana”, garantiu.
Na oportunidade, Marcos Lessa lembrou que as propostas aprovadas durante a 5ª Conferência Municipal das Cidades serão apresentadas na conferência estadual, que acontecerá em Salvador, no período de 5 a 8 de agosto. “Trabalho que, por sua vez, será levado para a Conferência Nacional, prevista para novembro, em Brasília”, salientou.
Solenidade de abertura – A solenidade de abertura da 5ª Conferência Municipal das Cidades contou com duas palestras. A primeira, proferida pela superintendente de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Eleonora Mascia, abordou a “Implantação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano”. O tema foi dividido em quatro eixos: Participação Social, Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano, Integração das Políticas Setoriais Desenvolvidas no Território e Garantia da Função Social da Propriedade.
Após destacar que a conferência visa mobilizar a população e os segmentos organizados para os temas relacionados ao desenvolvimento urbano, visando à melhoria da qualidade de vida nas cidades, Eleonora Mascia lembrou que a 5ª conferência marca os dez anos do Ministério das Cidades e do próprio Conselho das Cidades.
Já a segunda palestra, proferida pelo engenheiro da Ceplac, Agamenon Farias, abordou a importância da compostagem, processo que permite o controle da decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um produto estável e rico em nutrientes minerais. Em outras palavras, a compostagem é a arte de transformar o lixo em adubo orgânico, através de processos e materiais que fornecem as condições adequadas aos microorganismos para que esses degradem a matéria orgânica e disponibilizem nutrientes para as plantas. Após destacar as vantagens da compostagem, como o efeito positivo sobre o meio ambiente, Agamenon Farias lamentou o fato de que, nos últimos anos, “os aterros vêm crescendo, mas a compostagem vem diminuindo”.
A solenidade de abertura do evento contou com a presença dos secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, de Relações Institucionais, Jaílson Nascimento, de Comunicação Social, Paixão Barbosa, e de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, dos vereadores Ivo Evangelista (PRB), Raimundo do Basílio (PMDB), James Costa (PMN), da primeira-dama do município, Adryana Ribeiro, e do chefe de gabinete da Prefeitura, Victor da Veiga, além de diversas outras autoridades, profissionais de imprensa e membros da sociedade civil organizada.

0 Comentários