A primeira edição do Aleluia Ilhéus Festival teve total aprovação dos moradores de ilhéus e visitantes. De acordo com diversas pessoas entrevistadas, o evento supriu uma lacuna da cidade e da região, oferecendo uma diversidade de atrações culturais e oportunidades de negócios, durante o feriado da Semana Santa. Além disso, para muitos, o festival foi produzido na medida certa, captando o espírito da época e as características culturais de Ilhéus, configurando-se como uma oportunidade de entretenimento para toda a família.
Para a coordenadora de crédito, Silvana Lemos, 40 anos, que estava com seu marido, enteado e sobrinho, o evento resgatou a tradição do município. “Ilhéus estava precisando de uma oportunidade dessas para mostrar sua cultura e sua diversidade”, declarou, acrescentando: “O Aleluia Ilhéus resgatou um pouco do que Ilhéus já foi e, além disso, a programação foi adequada à época que é um feriado, mas é um período religioso”, observou.
Do mesmo modo, Patrícia Soares, 32, auxiliar administrativa, reconhece que o evento dinamizou a cidade. Patrícia é ilheense, mas reside há mais de 10 anos em Salvador. Segundo ela, o festival tornou-se um motivo a mais para voltar à cidade nesse período. “Ilhéus é uma cidade muito bonita, só faltava um evento como este pra movimentar ainda mais o turismo no período da Semana Santa”, comentou, ressaltando que certamente convidará seus amigos para a cidade no próximo ano.
O chefe de cozinha Adriano Barbosa também aprovou o evento. “Tudo está perfeito: os estandes de negócios, o espaço para os artistas locais, as atrações culturais, a segurança, limpeza. Este evento mostrou a capacidade de articulação da prefeitura”, considerou.
AVALIAÇÃO POSITIVA - Na avaliação do secretário municipal de Turismo, Alcides Kruchewisky, o evento superou as expectativas de público e de aceitação. “A nossa avaliação é a melhor possível, com certeza já podemos afirmar que o Aleluia Ilhéus Festival já se configura como um produto turístico da nossa cidade, e é, sem duvida, o maior evento da Semana Santa da Bahia”, afirmou.
Com a garantia do prefeito Jabes Ribeiro da realização do evento o próximo ano, o secretário de Turismo disse que já está programada uma avaliação técnica desta primeira edição do Aleluia Ilhéus, com demais secretários, representantes da Associação de Turismo de Ilhéus e demais colaboradores, afim de identificar os aspectos que devem ser melhorados no próximo ano. “Teremos muito mais tempo para a organização da segunda edição do Aleluia, por isso acreditamos que no próximo ano ofereceremos uma estrutura mais agradável e teremos um evento ainda mais organizado”, considerou Kruchewisky.
Entre a quarta-feira, 27 e o domingo 31, o Aleluia Ilhéus Festival ofereceu um vasto leque de opções culturais, de entretenimentos e de negócios aos moradores e turistas. De seminário sobre a potencialização do turismo a shows musicais, exposições de artes plásticas, performances teatrais e circenses, foram cinco dias repletos de atividades, que dinamizaram setores sociais, econômicos e religiosos do município e da região. Merecem destaque também os mais de 40 estandes, onde empresários, artesãos e instituições mostraram seus trabalhos, comercializaram seus produtos e efetivaram negócios.
Durante a Semana Santa, Ilhéus foi palco para atrações como o Padre Fábio de Melo, os grupos Roupa Nova, O Teatro Mágico e Scambo, que se juntaram a mais de 200 artistas regionais, para reunir milhares de pessoas de todas as idades na Praça Dom Eduardo e em todo o circuito do evento, na Avenida Soares Lopes.
0 Comentários