A Maternidade Santa Helena da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus vai ampliar sua capacidade de atendimento com a instalação da Casa de Parto Normal, unidade que será construída em área anexa ao Hospital São José. A obra foi definida durante reunião realizada, esta semana, entre a secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, o provedor Eusínio Lavigne Gesteira, além de técnicos e assessores da instituição.
A Casa de Parto Normal vai dispor também de uma Unidade de Cuidados Neonatais Intermediários (UCI), de dois leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para gestantes, sala de pré-parto, nova ambiência na recepção da Maternidade, além de profissionais especializados. O projeto arquitetônico já está pronto e a parte técnica está sendo coordenada pela enfermeira e consultora Marleide Figueiredo.
A Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, entidade filantrópica na área da saúde, completa 100 anos de existência em 2013. De acordo com o provedor Eusínio Lavigne Gesteira, a Maternidade Santa Helena realiza cerca de 300 partos por mês. Ele pondera que, nos últimos dois meses, a produção caiu em virtude da greve dos funcionários e da ausência de recursos. “Nesse sentido, fizemos um financiamento com a Caixa Econômica Federal para resolver vários problemas de nossa instituição, visando normalizar o atendimento à população”, acrescenta ele.
0 Comentários