O CIE foi criado pelo Ministério do Esporte com a finalidade de incentivar a atividade esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social. O projeto, que prevê recursos de mais de R$ 3 milhões, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), integra em um só espaço a prática de diversas modalidades voltadas para o esporte de alto rendimento, visando estimular a formação de atletas entre crianças e adolescentes.
As instalações dos centros de iniciação ao esporte propiciarão a prática de basquete, handebol, judô, voleibol, esgrima em cadeira de rodas, goalball e diversas outras modalidades integrantes do chamado Plano Brasil Medalhas, lançado em setembro do ano passado. Além disso, todos os módulos contam com áreas de apoio como academia, vestiários e enfermaria.
O equipamento poderá receber até 13 modalidades olímpicas, sete paraolímpicas e uma não-olímpica. O Centro de Iniciação ao Esporte é parte da proposta de estender para todas as unidades da federação o legado da realização dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro. Outro objetivo é o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento. Para isso, integrará a Rede Nacional de Treinamento que o ministério começa a formatar.
CEU – Ainda na área da ampliação dos equipamentos esportivos de Ilhéus, se encontram em andamento as obras do Centro Educacional Unificado das Artes e do Esporte (CEU), antes denominado de Praça de Esporte e Cultura (PEC), no Bairro Nossa Senhora da Vitória, na zona sul da cidade. Já foram demarcadas as áreas da quadra coberta e dos blocos I e II, onde funcionarão o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e o espaço multiuso Cine Teatro Auditório, com 60 lugares. A praça, que tem uma área total de três mil metros quadrados, também contará com as pistas de skate e de caminhada.
Com o equipamento, a Prefeitura de Ilhéus promove a integração, em um mesmo espaço físico, de programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer. Além disso, fomenta a formação e qualificação para o mercado de trabalho, prestação de serviços sócioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.
0 Comentários