Uma forma divertida de educar e combater a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Nesta quinta-feira, 18, estudantes do ensino fundamental I e II nas escolas das redes pública e particular de Ilhéus participarão do Dia da Educação para Controle e Prevenção da Dengue nas Escolas, um programa da Secretaria de Saúde do Governo do Estado (Sesab) que, em Ilhéus, conta com a parceria das secretarias municipais de Educação e Saúde.
Serão distribuídas revistinhas em quadrinhos elaboradas especialmente para o público escolar. Para os estudantes do Ensino Fundamental I, a revista traz como tema “O mosquito que Queria Ser Rei”, com figuras para colorir. Para os alunos do Fundamental II, o tema é “Vamos acabar com a Dengue”.
Além da distribuição, a campanha envolve uma dinâmica que consiste em apresentação do material, com explicação sobre a situação epidemiológica do município e a importância da mobilização; leitura da revista em grupo ou individualmente, realizando as tarefas sugeridas pelas revistas e um debate, proposto pelo professor da turma sobre a temática, possibilitando que cada aluno tire suas dúvidas.
Ainda, a dinâmica envolve uma tarefa para casa: a caça ao possível foco da dengue em casa. O objetivo dessa tarefa é que os alunos identifiquem, em suas casas e na sua rua, possíveis focos de dengue e anotar cada um para serem posteriormente comentados em sala de aula. O professor deve incentivar a participação dos pais na tarefa como uma maneira de incluí-los na mobilização contra a dengue.
Sintomas – De acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica, 90% dos focos do mosquito estão nas casas e apartamentos. Os principais sinais e sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor nos olhos, dor nas articulações, enjoos, vômitos, moleza no corpo, dor abdominal, diarreia, manchas vermelhas no corpo que podem ou não aparecer, sangramento - que pode ou não acontecer.
0 Comentários