Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Dívida da Saúde em Ilhéus aumenta com mais R$ 6,2 milhões da Assistência Farmacêutica


A Coordenação de Avaliação e Monitoramento da Assistência Farmacêutica (CAMAF), da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), notificou a secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus em relação à pendência financeira no valor de R$ 6,2 milhões, referente à contrapartida do município no programa de financiamento da assistência farmacêutica, que deixou de ser executada na administração passada. A notificação corresponde à falta de aquisição de medicamentos em geral e de insumos para o controle do diabetes.

Ao receber a informação, o prefeito Jabes Ribeiro disse que esse fato aumenta a complexidade da dívida municipal, herdada pelo atual governo e demonstra, mais uma vez, a irresponsabilidade da administração anterior no trato das questões do setor de saúde. “Nesses primeiros meses de governo, por conta das circunstâncias, temos nos dedicado intensamente à busca do equilíbrio das contas públicas. Os problemas são graves e a cada dia temos surpresas indesejáveis que complicam ainda mais a situação financeira do Município”, acrescenta.

Por outro lado, Jabes informa que, na atual administração, a Secretaria de Saúde está realizando a compra de medicamentos, através de processo licitatório, como forma de cumprir o papel do Município no Programa de Assistência Farmacêutica e garantir a distribuição de medicamentos à população.

Além da dívida acumulada na assistência farmacêutica, o prefeito lembra que em janeiro, no primeiro mês de governo, a equipe da secretaria de Saúde encontrou cerca de três toneladas de medicamentos com data de validade vencida na sede do Setor de Farmácia e em postos da cidade e do interior. “A situação é absurda, e o relatório da auditoria feita na Secretaria revela que a desordem administrativa imperava naquela secretaria”, enfatiza.

Postar um comentário

0 Comentários