Ele seguiu, de perto, cada movimento dos astros nos últimos
meses. É que o rapaz de 28 anos integra a equipe da empresa Pixomondo,
responsável por grande parte da pós-produção do longa, que foi feita no Canadá,
onde Igor mora desde 2008. Ele trabalhou nos efeitos e simulações de computação
gráfica para algumas das principais cenas do filme, cheias de ação. Em uma
delas, Bella disputa uma queda de braço com o fortão Emmett na floresta. Em
outra, Igor precisou criar um efeito super complexo, mas que foi muito elogiado
pelo diretor do filme, Bill Condon: a fumaça que o vampiro Alec (vivido pelo
ator Cameron Bright), do clã dos Volturi, usa para perseguir e paralisar as
vítimas.
"Eu amo o aspecto da fumaça que o Alec produz. Ele tem
essa névoa que pode deixar as pessoas cegas, surdas e mudas. O poder ficou
demais! É o melhor filme de terror que eu já vi. A fumaça é bem diferente das
outras que já foram feitas. Ela tem tentáculos que podem chegar dentro de você
e tudo mais", disse Bill Condon à MTV, em uma entrevista recente.
O próprio designer explica como funciona o processo de
criação de um efeito complicado como esse:
— O objetivo era criar algo assustador e macabro. Os
tentáculos principais teriam que agir como cobras perseguindo a vitima e, para
conseguir a performance, criamos o "rig de controle", capaz de
alterar o tamanho, a velocidade, a espessura e a quantidade de tentáculos que
precisávamos para cada cena — diz Igor.
Mas esse é só o primeiro passo do processo, que envolve
alguns programas de computador e dezenas de pessoas.
— É bastante técnico e, ao mesmo tempo, artístico. Cada cena
passa por diferentes fases de pós-produção: desde modelagem, passando por
animação e chegando até os efeitos visuais, com particulas, fluidos,
iluminação, render e composição. Para chegar aos cinemas, essas mesmas cenas
são avaliadas um monte de vezes, até serem aprovadas pelos supervisores,
produtores e pelo diretor — esclarece o designer.
Para Igor, o maior desafio de trabalhar em "Amanhecer -
Parte 2" foi o pouco tempo.
— Tivemos apenas dois meses e meio para quase 70 cenas —
comenta o brasileiro, que fazia parte de uma equipe de cerca de 20 pessoas.
Na franquia "Crepúsculo", os efeitos visuais são
tão importantes como a atuação dos protagonistas. Em uma imagem que ficou
famosa na internet, a personagem Bella aparece fazendo carinho na cabeça do
lobisomem Jacob, naquele momento, em forma de lobo. Mas, logo abaixo, vem a
cena "real", ou seja, como ela foi capturada pelas câmeras, antes de
passar pela pós-produção. Na cena crua, Bella, na verdade, acaricia a cabeça do
ator Taylor Lautner, que usa um collant cinza dos pés à cabeça. Mas essa não é
a única bizarrice que a equipe de efeitos visuais está acostumada a ver. Igor
conta que, em uma das cenas na qual trabalhou, um vampiro carrega uma pedra feita
de isopor, que mais parecia um hambúrger!
— Coube a mim e aos meus colegas substitui-la por uma pedra
digital e, depois, aplicar os efeitos de dinâmica, partícula e poeira — conta
Igor.
Se não fossem por esses profissionais meticulosos, toda a
fantasia do mundo de "Crepúsculo" não seria possível.
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