Especialistas em legislação eleitoral procurados neste final de semana pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) optaram pela desistência da pré-candidatura do sindicalista Bebeto Galvão à Prefeitura de Ilhéus e este deve anunciar esta decisão nas próximas horas. O Jornal Bahia Online apurou que apesar de iniciar o processo de transferência do seu domicílio eleitoral para Ilhéus, com mais de um ano de antecedência, conforme prevê a legislação, o processo não foi concluído a tempo e Bebeto Galvão tem, oficialmente, o seu título de eleitor ainda registrado em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS). A transferência, de acordo com a legislação, só poderia ser efetivada após a decisão estar disponível, na internet, pelo Tribunal Regional Eleitoral, fato que não aconteceu em tempo hábil.
Apesar do aconselhamento, os especialistas deram também ao pré-candidato a opção de manter-se na disputa. Mas sabendo que, em algum momento, a sua candidatura poderia vir a ser impugnada. "Seria um grande risco e ele resolveu mesmo desistir", afirmou a fonte do JBO. Procurado pelo Jornal Bahia Online, o presidente do PSB em Ilhéus, Alcides Kruscheswky, confirmou o problema detectado. Mas disse que o partido só se pronunciará, quanto ao seu destino nesta eleição, após a chegada da senadora Lídice da Mata, que se encontra no exterior.
Perguntado se o PSB manteria o discurso de estar junto ao PDT nesta eleição, conforme chegaram a anunciar recentemente antes do PDT oficializar apoio ao pré-candidato Jabes Ribeiro, Alcides disse que "as chances existem". Ele descartou qualquer tipo de acordo com o PT de Carmelita Ângela caso ela insista em ser "a cabeça de chapa". Alcides fez questão de informar que a relação construída ao longo desta pré-campanha com o PSD da deputada Ângela Sousa, "foi de muito respeito" e que surpresas podem existir na definição de para onde o PSB vai.
Fonte: Jornal Bahia Online
0 Comentários