Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Dom Mauro e o Domingo de Pentencostes

DOMINGO DE PENTECOSTES
 “OS MENSAGEIROS DE JESUS CRISTO SÃO, ANTES DE TUDO, TESTEMUNHAS
DAQUILO QUE VIRAM, ENCONTRARAM E EXPERIMENTARAM. ESTE FATO IMPLICA IRRADIAR A PRESENÇA DE DEUS, DE JESUS CRISTO,
DEUS-CONOSCO, E, NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, PROCLAMAR COM A PALA VRA E COM A VIDA QUE CRISTO ESTÁ VIVO ENTRE NÓS” (CNBB. DGAE. DOC. 94, N. 76).

Leituras: Atos 2,1-11; Salmo 103(104), lab.24ac.29bc-30.31.34 (R/.30) iCoríntios 12.3b-7. 12-3; João 20,19-23

Hoje, na celebração de Pentecostes, fazemos memória do dia em que o mistério pascal atingiu sua plenitude no dom do Espírito Santo, derramado sobre a Igreja nascente. “Para levar à plenitude os mistérios da páscoa, o Senhor derramou, hoje, o Espírito Santo prometido, em favor de seus filhos e filhas” (prefácio da missa do dia).
O Espírito do Ressuscitado, prometido pelo Senhor, concedidoà comunidade dos discípulos e discípulas, reunida no cenáculo em Jerusalém, renova, transforma, edifica o Corpo de Cristo, fortalece a missão e cria o ser humano novo, pois “todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8,14).
Concluindo a caminhada dos cinquenta dias de Páscoa, agradeçamos ao Pai, porque o Espírito Santo revelou a todos os povos, raças e nações o mistério escondido desde toda a eternidade. Este espírito acende, nos corações, a fé, a esperança e o amor. Ao mesmo tempo em que nos abre para a comunhão com Deus, ele nos conduz ao próximo com sentimentos de encontro, reconciliação, testemunho, desejo de justiça e de paz, renovação da mentalidade, verdadeiro progresso social e impulso missionário (cf. Ad Gents, n. 4; Gaudium et Spes, n. 26). 

Postar um comentário

0 Comentários