Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Direto do Blog do Gusmão, APPI de ontem APPI de hoje

A folha de pagamento da secretaria de educação de Ilhéus, comandada pelo PT, está repleta de contratados. Fontes palacianas garantem que o valor gasto com recursos humanos pode ultrapassar o montante enviado pelo FUNDEB (R$ 4.192.030,19 em fevereiro). À medida que as eleições se aproximam, mais pessoas entram na folha da educação (merendeiras, faxineiros, professores)
Estamos num ano eleitoral e a vereadora Carmelita (PT), ex-presidente do sindicato dos professores (APPI), é a candidata governista ao comando do Palácio Paranaguá. Enilda Mendonça, cunhada da parlamentar, preside a luta dos professores no movimento sindical.
Nesta relação, interesses familiares, sindicais e eleitorais estão fundidos. Essa pode ser a justificativa para o discurso mais ameno da presidente do sindicato, Enilda Mendonça, nos dias atuais.
Antes, Enilda corroborava com as exigências do Ministério Público Estadual, relacionadas à diminuição de contratados e convocação de concursados. Hoje, sequer toca no assunto.
Perguntado por este blog, um dos diretores da APPI, conhecido como Pascoal, nos disse: “não fazemos distinção entre contratados e concursados. Essa exigência cabe ao MP. Nosso papel é defender os interesses de quem está na folha de pagamento”.
Não faz muito tempo, a postura do sindicato era outra.
Antes, em suas entrevistas, Enilda liberava arsenais bombásticos, com denúncias graves sobre a secretaria de educação (lembram do projeto semear?). Hoje, os problemas caíram no esquecimento.
O estereótipo do sindicalista de esquerda se coloca acima do bem e do mal. São especialistas em captar contradições no discurso alheio. Entretanto, quando pegos na mesma situação, agem como gatos selvagens acuados: “o ataque é a melhor defesa”. Às vezes negam até um bom dia.
Qualquer cidadão pode mudar a postura política, rever opiniões e práticas, movido por novos interesses. O estereótipo do sindicalista de esquerda, na visão do próprio, é o único que pode mudar e manter o título de coerente. No resto, qualquer pessoa que “ouse” é “incoerente e está comprado”.
Este blog, esquerdista e não refratário, cuja linha editorial sempre fez oposição ao prefeito Newton Lima, defende a valorização dos educadores e apóia os movimentos sociais. Respeitamos os sindicatos e abrimos espaço para as reivindicações coletivas.
A intenção desse texto é apenas mostrar que o sindicato dos professores de Ilhéus adotou uma postura conveniente e  está mudo. Aceita inúmeros contratados na secretaria municipal de educação (votos certos) e parou de fazer denúncias, devido à condição de sua ex-presidente, rebaixada ao posto de candidata oficial do governo Newton Lima, especialista em rejeição popular.
Fonte: Blog do Gusmão

Postar um comentário

0 Comentários