Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

O Pai Nosso nas Escolas, direto do blog do Thame



O  vereador ilheense Alzimário  Belmonte, o Gurita (foto) autor do projeto de lei, sancionado pelo prefeito Newton Lima, que torna obrigatória a oração do Pai Nosso nas escolas da rede municipal de ensino em Ilhéus, antes do início das aulas, conversou agora à pouco com o Blog do Thame. Gurita disse, entre outras coisas, que apesar da lei falar em obrigatoriedade, “nenhum aluno é obrigado a rezar o Pai Nosso”. Questionado pelo jornalista Daniel Thame sobre sua posição em relação a um hipotético projeto de lei que obrigasse os vereadores as rezar o Pai Nosso antes do início das sessões legislativas ele disse, sem pestanejar, que votaria a favor.
Veja a entrevista:
BLOG DO THAME- Qual o objetivo de um projeto de lei que obriga os estudantes a rezar o Pai Nosso antes do início das aulas?
GURITA- O que eu pretendo é despertar as crianças, os adolescentes, a juventude a importância da oração em sua formação enquanto ser humano. E o Pai Nosso é uma oração que nos liga diretamente à Deus.
BLOG DO THAME- Mas num estado laico como o brasileiro, em que a liberdade religiosa é garantida pela Constituição, não é contraditório obrigar os estudantes a professar  uma fé que nem todos seguem?
GURITA- Eu entendo que  vivemos num estado laico. Por isso, nenhum aluno será obrigado a rezar o Pai Nosso se professar outra religião. Ele pode ficar em silêncio durante a oração.
BLOG DO THAME- Mas, vereador, o projeto de lei é claríssimo quando cita a questão da obrigatoriedade…
GURITA- É que o projeto tem que constar a palavra Obrigatório. Mas em momento algum a lei fala em punição para quem não rezar o Pai Nosso. Isso vai depender do bom senso dos professores.
BLOG DO THAME- O senhor votaria a favor de um projeto que obrigasse os vereadores de Ilhéus a rezarem o Pai Nosso antes do início de casa sessão?
GURITA- Votaria sim. Acho importante orar, porque isso reforça nossa fé em Deus. Mas, ai cada vereador  ficaria no direito de rezar ou não.
Fonte: Blog do Thame
Mesmo admitindo o estado laico brasileiro e respeitando a constituição brasileira, não vejo mal algum em rezar o Pai Nosso nas escolas, quem não for cristão pode fazer sua oração pessoal em silêncio,  e esse tempo de 30 a 40 segundos de oração pode ser importante para uma pequena reflexão e aliviar as tensões do dia dia. 
89% da população brasileira é considerada cristão,  sendo 73,8% de Católicos, e apenas 8% está nos considerados sem religião ou inseridos em outras religiões não ligadas a Jesus Cristo. O que não podemos admitir é a intolerância religiosa, isto sim torna qualquer pais e suas leis sem sentido.

Postar um comentário

0 Comentários