Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Combinar doses das vacinas da Oxford e da Pfizer é seguro

 


Um estudo preliminar feito na Espanha
 apontou que combinar a 1ª dose da vacina de Oxford com a 2ª dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 é seguro e eficaz. A pesquisa, que ainda não foi publicada em revista científica, foi divulgada pelo governo espanhol na terça-feira (18).
Os primeiros resultados sugerem que a combinação foi "altamente imunogênica", isto é, altamente capaz de induzir o corpo da pessoa vacinada a produzir uma defesa contra o coronavírus.
Por enquanto, só há dados de produção de anticorpos; segundo o governo da Espanha, os dados de imunidade celular serão divulgados nos próximos dias. A pesquisa irá monitorar e medir os anticorpos dos participantes ao longo de um ano. Por se tratar de um ensaio adaptativo, o desenho do estudo permite a possibilidade de inclusão de novos braços – para testar outras combinações de vacinas, por exemplo. O ensaio, chamado "CombivacS", está sendo desenvolvido em cinco hospitais vinculados a institutos de pesquisa em saúde da Espanha: o Cruces em Vizcaya, La Paz e Hospital Clínico San Carlos, em Madri, e o Vall d'Hebron y Clínic, em Barcelona. O Centro Nacional de Microbiologia, do Instituto de Saúde Carlos III, também em Madri, funciona como laboratório central.
O governo espanhol justificou a importância do estudo porque alguns países europeus – como Noruega e Diinamarca, por exemplo – já recomendaram esquemas de vacinação combinados em pessoas que receberam a primeira dose da vacina de Oxford.
Nesses dois países, quem recebeu a vacina de Oxford na primeira dose vai receber a segunda dose de uma vacina de RNA mensageiro – ou a da Pfizer, ou a da Moderna. A decisão foi tomada depois de casos raríssimos de coágulos em pacientes imunizados com a vacina de Oxford.

Postar um comentário

0 Comentários