Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Profissionais da saúde recusam vacina e morrem de Covid 19

Jeferson Alves e Angela Marques

 O Hospital da Zona Sul de Londrina, no norte do Paraná, informou que registrou a morte por Covid-19 de dois profissionais da unidade que se recusaram a tomar a vacina contra a doença.Segundo a direção do hospital, o número de profissionais que oficializaram a recusa pela imunização chegou a 31, mas após um trabalho de convencimento das equipes, diminuiu para 10 pessoas. De acordo com a 17ª Regional de Saúde, entre os principais motivos da recusa dos trabalhadores, está o medo de reações graves.

"A vacina vai nos dar a oportunidade de, ou não ter a doença, ou, se essa doença for instalada, de uma forma extremamente leve", destacou o médico Fábio Garani.

No Hospital da Zona Sul, Jeferson Alves da Costa, de 34 anos, que trabalhava como auxiliar administrativo na enfermaria, contraiu a Covid-19 e não resistiu às complicações da doença. Em fevereiro, ele teve a chance de ser imunizado, mas recusou. Segundo a direção, no fim de março, o profissional decidiu então tomar a primeira dose, mas não deu tempo da imunização salvá-lo. A segunda dose estava marcada para esta semana. No mesmo hospital, Angela Marques, que atuava como técnica de enfermagem também se recusou a tomar a vacina. De acordo com o hospital, ela morreu por complicações do coronavírus no dia 23, aos 54 anos. Os casos de recusa se repetem em outros hospitais da rede pública em Londrina, como o Hospital da Zona Norte, onde 10 funcionários assinaram termo para não tomar a vacina. Na unidade, mais de 400 trabalhadores foram imunizados com as duas doses da vacina. Para o secretário municipal de Saúde, que gerencia a rede pública, o total de recusas não é grande, mas preocupa.

"No que pese em ser um número pequeno, em todo esse universo de 25 mil profissionais de saúde vacinados, é uma situação que nos chama a atenção, justamente por ser uma categoria que, desde o início da pandemia, está mais exposta", disse Felippe Machado. No Hospital Universitário (HU), que é referência para internação para pacientes com coronavírus, 20 trabalhadores ainda não querem tomar vacina, segundo a direção. Ainda assim, a unidade informou que já percebe reflexos da imunização em quase quatro mil funcionários que aceitaram ser imunizados.

"O que nós temos percebido é uma queda no número de profissionais doentes, que a gente considera muito o evento da vacinação. Temos um ambulatório, onde nós atendíamos de 40 a 60 pacientes por dia, hoje esse ambulatório mudou o perfil e temos um número bem menor de atendimentos", disse Vivian Feijó, diretora de enfermagem do HU.

Postar um comentário

0 Comentários