Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Ilhéus recebe o Mutirão de Cirurgias


O programa Saúde Sem Fronteiras acontece nesta terça-feira (12) e vai até o dia 14, com o projeto Mutirão de Cirurgias, resultado de uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Prefeitura de Ilhéus. A ação acontece na Praça Soares Lopes, ao lado da Igreja Catedral, em Ilhéus, no centro e atenderá a pacientes com o cadastro nominal completo no Sistema de Gestão de Cirurgias Eletivas. Além de Ilhéus, serão contemplados os municípios de Arataca, Canavieiras, Itacaré, Mascote, Santa Luzia, Una e Uruçuca.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira, a iniciativa visa acelerar o atendimento de procedimentos cirúrgicos nessas especialidades, respondendo gradativamente a uma histórica demanda reprimida no município. "Um processo de grande significância para o processo de restruturação da saúde de Ilhéus. Só que quem tem a ganhar são os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, vai reduzir a fila de esperas de cirurgias com um atendimento mais digno e humano à população ilheense", acrescenta.
Passo a passo – Depois de ter o nome incluído na Lista Única, o paciente é encaminhado para a unidade móvel do mutirão. As duas unidades móveis estão aptas a atender cerca de 160 pessoas por dia. Na unidade, o paciente deve comparecer com os resultados dos exames laboratoriais. Serão realizados os exames de eletrocardiograma, Raios-X de tórax (para maiores de 45 anos) e Ultrassonografia. Para que haja dinâmica no atendimento, a Sesab orienta aos pacientes a levarem os resultados de exames laboratoriais, com validade de seis meses, de Hemograma completo, TAP, TTPA, ureia, creatinina e glicemia.
Cirurgias no novo hospital – As cirurgias serão realizadas no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), a partir do próximo dia 17. Ainda segundo a Sesab, no dia em que receber alta, o paciente receberá um kit contendo os medicamentos necessários para o período pós-operatório. Cerca de 30 dias após a operação, o paciente deve comparecer ao hospital para receber a alta final. O Mutirão da Cirurgia atende prioritariamente procedimentos cirúrgicos como colecistectomia (vesícula), hérnias em geral, histerectomia (útero), miomectomia (mioma), além de prostatectomia e mastectomia, câncer de próstata e mama, respectivamente.
O Hospital Costa do Cacau será inaugurado na próxima sexta-feira (15), com mais de 230 leitos, realizará cirurgias eletivas de alta complexidade, incluindo as cirurgias cardíaca, neurológica e ortopédica. Quem tiver dúvidas sobre o Mutirão de Cirurgias pode entrar em contato com a Sesab através do 0800 071 400 ou pelo www.mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br

Postar um comentário

0 Comentários