quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Claudio Pastro assinou a cúpula e o nicho da Basília (Foto: A12/Thiago Leon)Considerado principal artista sacro do país na atualidade, Cláudio Pastro, de 68 anos, faleceu na madrugada desta quarta-feira (19) em São Paulo. Pastro é responsável pela concepção artística do Santuário Nacional de Aparecida e por mais de 350 obras no Brasil e no mundo, além de ter atuado na confecção de peças durante as visitas dos Papas Francisco e Bento XVI.

VEJA OBRAS ASSINADAS POR CLÁUDIO PASTRO:
O artista sacro estava internado há cerca de 15 dias no hospital Oswaldo Cruz, na capital paulista, e morreu em decorrência de complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo o Santuário Nacional, o corpo será velado no Mosteiro Nossa Senhora da Paz, em Itapecerica da Serra. O sepultamento será às 16h, no cemitério do Mosteiro.
Para os visitantes, ver a imagem no nicho é o momento de maior emoção no Santuário Nacional. (Foto: Fábio França/ G1)Nicho que abriga a Santa é assinado por Cláudio Pastro (Foto: Fábio França/ G1)
Pastro é autor de obras como o nicho que abriga a imagem de Nossa Senhora na Basílica Nacional. Ele também é responsável pelos desenhos no altar central e um mosaico que está sendo feito na cúpula central do Santuário. A arte desenvolvida para a medalha em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem da Santa também é assinada pelo artista.
Uma de suas últimas obras antes do falecimento foi o monumento em homenagem aos 300 anos do encontro da imagem, inaugurado no início de setembro no Vaticano. Com mais de quatro metros de altura, a peça feita em aço, remonta o encontro, com a imagem dos pescadores e da imagem. O monumento foi inaugurado pelo Papa.
Monumento dedicado à Nossa Senhora Aparecida no Vaticano (Foto: Divulgação/Arquidiocese de Aparecida)Monumento dedicado à Nossa Senhora Aparecida no Vaticano (Foto: Divulgação/Arquidiocese de Aparecida)
Visita de Papas
Cláudio Pastro produziu as peças usadas pelo Papa Franciso durante a visita ao Brasil, em 2013, na Jornada Mundial da Juventude. Dos cálices e mobiliário aos trajes das celebrações, tudo foi elaborado pelo artista plástico.
Em 2007, o artista projetou a capela anexa aos aposentos utilizados por Bento XVI durante sua visita a Aparecida. Ao todo, artista assinou 350 obras em igrejas do Brasil e do mundo.
Pastro 11 (Foto: Raul Zito/G1)Pastro confeccionou peças para a visita do Papa Francisco em 2013 (Foto: Raul Zito/G1)










































Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário