Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Obra de saneamento básico da zona sul será iniciada em Ilhéus

Uma reivindicação de mais de 20 anos da comunidade ilheense, em especial da zona sul da cidade, começa a se transformar em realidade: a obra de saneamento básico daquela região será iniciada nos próximos dias. O prefeito em exercício, Carlos Machado (Cacá), se reuniu, esta semana, no Centro Administrativo do Município, no bairro Conquista, com os gerentes da Embasa - Empresa Baiana de Águas e Saneamento – das unidades de Ilhéus e Itabuna, José Lavigne e Danilo Gomes, respectivamente, para discutir o cronograma das obras.

Na oportunidade, os técnicos debateram em torno de especificidades da rede de drenagem do Pontal e da zona sul e acordaram que a fase inicial da obra, que consiste em escavação do solo, deve ser em áreas que não possuem calçamento e com menor movimento de trânsito. A reunião contou com a participação dos secretários municipais de Infraestrutura, Derneval Furtunato, de Meio Ambiente e Urbanismo, Antonio Vieira, e de Comunicação, Valério de Magalhães.

Empenho Interinstitucional – Embora esteja licenciado do cargo, o prefeito Jabes Ribeiro concedeu, hoje, entrevista ao radialista Gil Gomes, da Rádio Santa Cruz AM, e falou sobre a perspectiva de concretização desse projeto. Segundo informou, a Emprenge, construtora responsável pelo serviço, já está montando o canteiro de obras e as placas indicativas do serviço sendo instaladas. Ribeiro disse que o governador Rui Costa deve vir à cidade ainda este mês para autorizar o início dos trabalhos e visitar as obras do Hospital Regional Costa do Cacau.

A obra de esgotamento sanitário da zona sul representa um investimento no valor de R$ 51,3 milhões, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Embasa, e proporcionará  cerca de 7.400 ligações, com benefícios para  uma população de aproximadamente 40 mil pessoas, nos bairros Pontal, Jardim Pontal, Sapetinga, São Fraancisco, Hernani Sá, Nossa Senhora da Vitória e Nelson Costa. O prefeito licenciado considera a obra como "o pagamento de uma dívida enorme do Governo do Estado com a comunidade ilheense, em especial a da zona sul".

O projeto elaborado pelo Governo da Bahia foi inicialmente aprovado pelo Ministério das Cidades, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), tendo o contrato de financiamento sido assinado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ainda, segundo o prefeito, foi fundamental para a concretização dessa ação o empenho do ex-governador Jaques Wagner, do atual, Rui Costa, e do ex-ministro das Cidades, Mário Negromonte.

Pendências – Ribeiro explicou que, apesar de a licitação para o serviço já ter sido concluída em dezembro de 2014, a Embasa teve dificuldade de emitir a ordem de serviço em decorrência de questões que envolvem a sobreposição de garantias entre os diversos contratos existentes entre a empresa, a Caixa e o BNDES. Problema esse agora resolvido.





Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Postar um comentário

0 Comentários