Morreu nesta sexta-feira, 17, aos 82 anos, o ator RubĂ©n Aguirre, conhecido por ter interpretado o Professor Girafales no seriado "Chaves". A notĂcia foi dada em primeira mĂŁo no Twitter por Edgar Vivar, intĂ©rprete do Senhor Barriga, e confirmada por VerĂ´nica Aguirre, filha de RubĂ©n, Ă "CNN". Segundo ela, o pai morreu em Puerto Vallarta, no estado de Jalisco, no MĂ©xico por complicações de uma pneumonia. Ele será velado em um cemitĂ©rio local. Aguirre teve alta do hospital na quarta, 9, apĂłs 11 dias internado com pneumonia Ele tambĂ©m tinha diabetes, controlada com medicamentos, alĂ©m de cálculos na vesĂcula e problemas de coluna.
"Meu professor favorito, descanse em paz. Hoje meu grande amigo Ruben Aguirre parte deste mundo. Sentirei muitas saudades", escreveu Edgar em seu perfil na rede social. Ele também publicou a última foto dos dois juntos. O ator mexicano era casado com Consuelo Aguirre com quem teve sete filhos. Ele tinha completado 82 anos há dois dias.
Aguirre foi internado recentemente com pneumonia e passou 11 dias no hospital. Ele tambĂ©m tinha diabetes, controlada com medicamentos, alĂ©m de cálculos na vesĂcula e problemas de coluna.
No final de 2007, o ator e sua mulher sofreram um acidente de carro. Ele teve de abandonar os palcos e passou a usar cadeira de rodas. Já Consuelo perdeu uma das pernas e precisou passar por quatro cirurgias.
'NĂŁo temo a morte, temo estar morrendo'= No mĂŞs passado, Aguirre divulgou uma carta em suas redes sociais em que revelava estar muito doente. No documento, o ator reivindiocou a assistĂŞncia mĂ©dica da Associação Nacional de Atores do MĂ©xico (ANDA). O texto ganhou o tĂtulo "E agora, quem poderá me defender?", uma alusĂŁo ao bordĂŁo do personagem Chapolin, interpretado por Roberto Bolaños, morto em novembro do ano passado.
"Como muitos de vocês sabem, nos últimos tempos meu estado de saúde e de minha esposa se debilitaram (...) É meu desejo fazer a opinião pública conhecer o desinteresse de meu sindicato, ANDA, em cumprir suas obrigações; no caso, prestar efetivamente uma atenção médica digna, à qual temos direito após ter cumprido como associado com minhas cotas", escreveu Aguirre.
Rubén Aguirre (Foto: Reprodução/Twitter)
Depois do desabafo pĂşblico, as dĂvidas foram pagas pela associação. "Acho que já era tempo de alguĂ©m denunciar que a ANDA nĂŁo estava cumprindo com seu dever. Há duas semanas pagaram tudo, já nĂŁo devo nada", comemorou ele. Antes disso, porĂ©m, em julho do ano passado, Aguirre colocou sua casa de veraneio Ă venda para pagar uma cirurgia de vesĂcula.
Roberto GĂłmez Fernández, filho de Roberto Bolaños, o criador de "Chaves", chegou a se oferecer para pagar a dĂvida, mas os companheiros de programa nĂŁo foram tĂŁo solĂcitos. "Nem Carlos (Villagrán, o Quico), nem Maria Antonieta (de las Nieves, a Chiquinha), nem Edgar (Vivar, o Sr. Barriga), nem ninguĂ©m se aproximou para me apoiar, mas eu os entendo", disse RubĂ©n na Ă©poca.
Edgar Vivar anuncia morte Rubén Aguirre(Foto: Reprodução / Instagram)
Internação em 2014= Em agosto de 2014, Rubén foi internado com quadro de desidratação e anemia. Segundo a agência Associated Press, um de seus filhos, Arturo, contou na época que o pai tomava remédios para controlar a diabetes e problemas renais.
Carreira= RubĂ©n nasceu no MĂ©xico e se formou engenheiro agrĂ´nomo antes de começar a carreira na televisĂŁo. No inĂcio, ele trabalhou como ator, locutor, diretor e gerente de produção sendo um dos executivos do Canal 8.
Carreira= RubĂ©n nasceu no MĂ©xico e se formou engenheiro agrĂ´nomo antes de começar a carreira na televisĂŁo. No inĂcio, ele trabalhou como ator, locutor, diretor e gerente de produção sendo um dos executivos do Canal 8.
Florinda Meza e Rubén Aguirre(Foto: Reprodução/ YouTube)
Seu primeiro trabalho com Roberto Gomez Bolaños, o Chaves, foi no final da dĂ©cada de 60 no programa “El Ciudadano GĂłmez”, o diretor do canal pediu que escolhesse entre as duas funções e RubĂ©n optou pela carreira de ator. Em “Chaves”, ele ganhou destaque como o professor Girafales que sempre levava flores para Dona Florinda e tinha o bordĂŁo “Ta, ta, ta, ta, ta” quando se irritava.
Rubén Aguirre com a esposa, Consuelo(Foto: Reprodução/Twitter)
Com o fim de “Chaves”, ele seguiu fazendo participações no programa “Chespirito” Ă s vezes como Girafales e outras em esquetes como “Los Caquitos”, em que vivia o amoroso Sargento RefĂşgio. Ficou atĂ© o fim definitivo do programa em 1995.
RubĂ©n tambĂ©m produziu o programa “Aqui esta la Chilindrina”, centrado na personagem Chiquinha do antigo programa.
RubĂ©n tambĂ©m produziu o programa “Aqui esta la Chilindrina”, centrado na personagem Chiquinha do antigo programa.
Edgar Vivar anuncia morte de Rubén Aguirre(Foto: Reprodução/Twitter)
Ele tambĂ©m era proprietário de um circo chamado “El Circo del Professor Jirafales”, em que tambĂ©m fazia apresentações como o personagem, e chegou a vir ao Brasil para algumas apresentações nos anos 80.
Biografia= Em 2015, Aguirre publicou sua biografia chamada "DespuĂ©s de usted", em que contava sua histĂłria, e registrou sua gratidĂŁo a Roberto Bolaños. Em entrevista ao jornal mexicano "Basta", o ator contou que começou a escrever de prĂłprio punho em março de 2014 e terminou em novembro, pouco antes da morte de Bolaños, a quem dedicou o epĂlogo.
Biografia= Em 2015, Aguirre publicou sua biografia chamada "DespuĂ©s de usted", em que contava sua histĂłria, e registrou sua gratidĂŁo a Roberto Bolaños. Em entrevista ao jornal mexicano "Basta", o ator contou que começou a escrever de prĂłprio punho em março de 2014 e terminou em novembro, pouco antes da morte de Bolaños, a quem dedicou o epĂlogo.
Rubén Aguirre como o professor Girafales(Foto: Reprodução/Twitter)
RubĂ©n tambĂ©m falou na Ă©poca que alguns trechos sobre MarĂa Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, quase foram retirados da publicação. “Fiquei tentado a apagar muitas linhas, porque sĂŁo fortes. Mas, ao final, deixei-as." O objetivo de RubĂ©n era dar argumentos para que os fĂŁs tirassem as prĂłprias conclusões sobre a briga judicial envolvendo a atriz e Bolaños sobre os direitos da personagem: “Abordarei o tema dos ciĂşmes, as disputas entre os advogados... Agora prefiro nĂŁo falar mais para que quem ler o livro, atravĂ©s do texto, conheça a verdade de tudo que se passou e tenha a prĂłpria opiniĂŁo. Tudo vai estar no livro”, completou.
Durante a entrevista, o ator ainda falou sobre a última conversa com Bolanõs: "Recordo que a última vez que conversamos. Foi ao telefone e disse: 'Roberto, se existe alguma coisa que eu possa fazer por ti, diga-me', questionou. Ele respondeu: 'Você já está fazendo ao me ligar'".
Rubén Aguirre com os filhos Arturo e Veronica (Foto: Reprodução/Facebook)
Rubén Aguirre com a filha Veronica em 2012 (Foto: Reprodução/Facebook)
Rubén Aguirre com o neto Lalo (Foto: Reprodução/Twitter)
Rubén Aguirre com a neta Bárbara em 2012 (Foto: Reprodução/Twitter)
Fonte:

0 Comentários