Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Nova licitação da Ponte do Pontal em Ilhéus é homologada

nova-ponte-ilhéus-pontalO governador Rui Costa recebeu nesta segunda-feira (23), em Salvador, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e o deputado estadual Eduardo Salles, para audiência. Na pauta da reunião, mobilidade urbana, infraestrutura, abastecimento de água e saneamento básico.
O primeiro assunto abordado foi a homologação da licitação da nova ponte do Pontal. O prefeito e o deputado procuraram informações com Rui Costa em relação aos próximos passos do governo estadual. Rui Costa explicou à dupla que o contrato deve ser assinado até o final da próxima semana.
“O governador solicitou ao secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, que ele imponha à empresa vencedora da licitação um cronograma de obra sem interrupção”, informou Jabes Ribeiro.
A nova licitação está orçada em R$ 98 milhões (valores do ano passado), mas o governo estadual já tem depositado em suas contas R$ 45 milhões, recursos provenientes do BNDES. “A primeira empresa desistiu em função de dificuldades financeiras. Não foi culpa do governo estadual”, lembrou Eduardo Salles.
Rui Costa revelou ao prefeito e ao deputado que não pretende assinar ordem de serviço. “O governador sabe do anseio da população e vai visitar a obra apenas quando ela já estiver em andamento”, disse o parlamentar.
Jabes Ribeiro contou ao governador que enquanto a nova ponte não ficar pronta, pretende lançar em breve licitação para uma alça na antiga ponte do Pontal. “A ideia é desviar os veículos pesados para outra rota”, esclareceu o prefeito, que pediu ajuda do governador.

ESTRADAS= O pedido feito por Eduardo Salles e Jabes Ribeiro ao governador foi parceria entre o governo estadual e a Prefeitura de Ilhéus para a recuperação de duas BAs: União Queimada ao distrito de Inema e Posto Santo Antônio ao Banco Central.
“Nossa ideia é que o governo estadual ceda as máquinas do extinto DERBA para realizarmos o serviço”, conta Eduardo Salles. “As rodovias precisam ser recuperadas”, afirmou Jabes Ribeiro. O governador solicitou a Cavalcanti analisar a disponibilidade das máquinas para cedê-las o mais rápido possível.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA= Após relato feito por Eduardo Salles e Jabes Ribeiro sobre a situação de abastecimento de água em Ilhéus, o governador ligou para o presidente da EMBASA, Rogério Cedraz, que informou concluir na próxima semana o serviço de entroncamento para captação de água oriunda da Mata da Esperança.
A água vai servir para abastecer uma população da dimensão do bairro Teotônio Vilela, o mais populoso de Ilhéus. “Infelizmente é uma medida paliativa. O governo está procurando a solução, mas precisamos muito das chuvas para encher nossos reservatórios”, comentou o prefeito.
ESGOTAMENTO SANITÁRIO= O último assunto abordado pela dupla com o governador foi a obra de esgotamento sanitário no bairro Ponta. “Rui Costa nos confirmou que os recursos estão garantidos porque são provenientes de empréstimo da Caixa Econômica Federal, e não do Orçamento Geral da União. Falta apenas alguns trâmites burocráticos de garantia exigidos”, concluiu Eduardo Salles.


Fonte: eduardosalles.com.br

Postar um comentário

0 Comentários