Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Novena de São Jorge será encerrada sexta-feira, dia 22

Ao falar da importância das homenagens da comunidade católica do município a um de seus padroeiros, o vigário geral da Paróquia de São Jorge, Aldemiro Sena, lembra que a presença do santo na cidade se dá desde que Ilhéus era uma capitania hereditária, no início da colonização portuguesa. “O primeiro donatário da capitania, Jorge de Figueiredo Correia, foi quem enviou o santo para cá, através do expedicionário Francisco Romero. Entendo que a devoção do povo ilheense está muito ligada às características de seu padroeiro, que era um grande guerreiro, assim como a nossa população”, afirma o padre Miro.
Com a tradicional novena, realizada na Igreja Matriz de São Jorge, situada na rua Conselheiro Dantas, centro da cidade, os devotos ilheenses dão continuidade às homenagens ao santo padroeiro. Iniciada no último dia 14, sempre a partir das 19 horas a novena será encerrada nesta sexta-feira, dia 22, cuja celebração será dedicada às autoridades e aos servidores públicos municipais, com o tema central “Misericordiosos como o Pai e Valentes como São Jorge”.
Já o ponto alto das comemorações do Dia de São acontecerá no sábado, 23 de abril, feriado municipal, com alvorada, às 5 horas; Missa das Intenções, 7 horas; Missa Solene, com o bispo diocesano Dom Mauro Montagnoli, às 9h30min; e grande Procissão de Fé pelas principais ruas do centro da cidade, às 16 horas.
São Jorge - São Jorge foi, de acordo com a tradição católica, um soldado romano do exército do imperador Diocleciano, venerado, tempos depois, como mártir cristão. Na hagiografia (estudo sobre a vida dos santos e seus atos heroicos), São Jorge é um dos santos mais devotados, tanto pela Igreja Católica Romana quanto pela chamada Igreja Ortodoxa. Em diversas partes do mundo, o santo padroeiro é imortalizado na lenda em que mata o dragão.
Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários apócrifos, a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo. Além de São Jorge, Ilhéus também tem como padroeira, Nossa Senhora da Vitória (15 de agosto). Já São Sebastião (20 de janeiro) é padroeiro da catedral diocesana e dos estivadores do município.





Secretaria de Comunicação Social - Secom

Postar um comentário

0 Comentários