Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Ainda em recuperação, o Cantor Netinho fala em 'calvário': 'começando a digerir'


Netinho faz desabafo em texto postado no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)Netinho faz desabafo em texto postado no Facebook:
texto continua (Foto: Reprodução/Facebook)
O cantor de axé Netinho aproveitou o clima da Semana Santa e refletiu sobre a vida em texto otimista postado na página oficial no Facebook nesta sexta-feira (27). Ele ficou internado seis meses após série de problemas de saúde enfrentados desde 2013. Por conta da situação, ele não pode trabalhar e lamentou não ter participado do carnaval em 2015. O cantor se recupera em casa, em Guarajuba, Litoral Norte da Bahia.
"Se eu por acaso, na minha próxima existência, voltar lembrando de tudo o que já vivi nesta vida atual, que não é o que acontece, farei tudo outra vez da mesma forma. Repetirei cada segundo, cada atitude, cada escolha de direção", conta em forma de verso. "Terei a mesma vida feliz que eu tenho nesta até então, incluindo aí estes dois últimos anos de calvário, coisa que hoje em dia entendo perfeitamente e que estou agora começando a digerir da melhor forma possível", prossegue.
No texto, ele fala de memórias da infância, citando os banhos de chuva, do quintal da casa da tia ou da fazenda dos tios. Em seguida, fala sobre amor. "Amarei da mesma forma que amei e amo, verdadeiramente, apaixonadamente, de forma leve e sincera, e totalmente entregue, as pessoas e as coisas. Acreditarei novamente em sonhos, histórias, idéias e em coisas ditas 'do outro mundo'. Terei a mesma família e os mesmos amigos", cita.
Já na metade do texto, fala da carreira. "Me entregarei novamente à rainha música durante a minha adolescência e serei o mesmo chato perfeccionista que sou nesta vida. Amarei todos os meus fãs e ainda mais aqueles que daí se tornaram/tornarem meus amigos. Cantarei sempre fechando os olhos como sempre gosto de fazer pois assim, no "escuro", disse.
No mesmo tom, fala sobre a espiritualidade. "Acreditarei no Criador Causador, único, que é infinitamente acima de todos os deuses das inúmeras religiões criadas pelos homens. Serei totalmente agradecido por tudo, assim como sou agradecido hoje. Enfim, de tudo, só uma coisa não farei: não pensarei nunca em abandonar a vida como cheguei a pensar em muitos momentos durante este período de enfermidade que ainda vivo. Porque a vida deve ser preservada de todas as maneiras", afirma.
Um dos últimos shows de Netinho antes de ser internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, foi no Rio de Janeiro, em abril de 2014 (Foto: Divulgação)Um dos últimos shows de Netinho antes de ser internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, foi no Rio de Janeiro, em abril de 2014 (Foto: Divulgação)

Pouco antes do carnaval, o G1 tentou entrevistar o artista, ocasião das comemorações dos 30 anos de axé, mas ele só pôde responder por e-mail. “Sigo matematicamente todas as recomendações dos meus médicos na esperança de poder voltar a trabalhar com o meu canto e de ter a minha vida de volta logo adiante”.

Músicas na voz de Netinho estão consagradas na história da axé music’. “Milla”, “Beijo na Boca”, “Barracos”, “Sandra” e “Menina” são alguns dos hits do cantor, que tem a trajetória musical diretamente ligada a axé music. Em 1986, quando assumiu os vocais no Bloco Beijo e estreou no carnaval de Salvador em cima do trio elétrico, o cantor já despertava olhares do público e da mídia com a energia e voz suave que atraiu milhares de fãs por todo o país.
Segundo o crítico musical Hagamenon Brito, Netinho foi o primeiro artista a assumir que fazia aquela música chamada "axé music", com o lançamento do LP “Aconteceu Axé Music” (1992). O ano desse disco marcou o sucesso dos carnavais fora de época pelo país, as micaretas, e consagrou o cantor como ícone do novo gênero.
Netinho conta que houve uma época, por volta do ano 1990, em que o termo criado para enquadrar o novo estilo musical baiano, originado de forma pejorativa, associava a axé music a uma música sem qualidade.  Porém, o cantor decidiu encarar e contrariar o que a crítica e os próprios artistas da Bahia tentaram negar em determinado período.

“O termo ‘axé music’ começava a ser negado pelos próprios baianos. Como éramos [a Banda Beijo] uma banda de sucesso e de franco progresso em todo o Brasil, decidi peitar aquela situação e nomeei o nosso novo disco de ‘Aconteceu Axé Music’. Este disco explodiu nas paradas de sucesso, ganhamos o nosso primeiro "Disco de Ouro" (cem mil cópias vendidas) e pela primeira vez saímos do Brasil para fazer shows. A música ‘A Vida é Festa’, desse disco, era trilha sonora e abertura da novela ‘Mulheres de Areia’ da Rede Globo”, relembra.

Aos 48 anos, o cantor revelou que não se arrepende da carreira que trilhou. “Um orgulho enorme que eu tenho de tudo que fiz em minha carreira musical até aqui é a certeza que de que faria tudo outra vez, da mesma maneira, se houver uma mágica que me leve ao começo de tudo”, disse. A volta aos palcos ainda não está definida, mas Netinho espera estar ao lado dos fãs em breve.
Para ele, o termo “axé music” sempre significou alegria, festa, descontração e libertação da realidade, e desse modo ele pretende retomar a agenda de shows assim que se restabelecer totalmente. “Ainda não posso trabalhar e sigo recuperando a minha saúde. Um ótimo Carnaval!”, deseja Netinho.

Entrevista ao G1

Postar um comentário

0 Comentários