A campanha tem objetivo de conscientizar a população masculina sobre a importância de prevenção ao câncer de próstata. Assim como no Outubro Rosa, serão oferecidos diversos serviços de saúde, promoção de palestras e destruição de material educativo, além de entretenimento. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) iniciou os preparativos para o desenvolvimento da campanha Novembro Azul, no próximo mês, em Ilhéus, com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a importância de prevenção ao câncer de próstata. A programação inclui um evento no dia 13/11 na Avenida Soares Lopes, próximo a Catedral de São Sebastião, das 8 às 17 horas. Assim como no Outubro Rosa, serão oferecidos, durante todo o dia, diversos serviços de saúde, promoção de palestras e destruição de material educativo, além de entretenimento.
O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Tem números superiores ao câncer de mama, o de maior incidência feminino. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros.
Outubro Rosa – Conforme ressalta a diretora do Departamento de Atenção Básica, Bárbara Christian, nesta quinta-feira, dia 23, ocorreu a penúltima etapa do Outubro Rosa, no posto do Programa Saúde da Família (PSF), no Bairro Nelson Costa, oferecendo várias orientações sobre o câncer de mama e do útero, além do oferecimento de outros serviços, como massagens, dinâmica em grupos, sorteio de brindes, além de um reforçado lanche. Já o último evento está agendado para acontecer no próximo dia 30, das 8 às 12 horas, e das 14 às 17 horas.
Para Bárbara Christian todas essas ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde contam com um excelente público, que participa ativamente de todas as atividades, e se interessam bastante pelas palestras, sempre fazendo questão de intervir para questionar ou solicitar novos esclarecimentos. “Por isso, cada vez mais estamos empenhados em realizar esse tipo de evento, que já demonstrou na prática que atende ao que o cidadão aguarda, e para nós, significa que estamos cumprindo com a nossa meta, que é o de levar a saúde para as áreas mais populares da cidade”, afirmou.
0 Comentários