Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Secretário de Desenvolvimento Social representa Ilhéus em encontro do programa Brasil Sem Miséria

O evento faz parte de uma série de encontros do Plano Brasil Sem Miséria, que serão realizados também em várias cidades do País, com a presença de gestores estaduais e municipais, a fim de discutir as estratégias para a Inclusão Produtiva Urbana.

Atendendo convite do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (MDS), o secretário Jamil Ocké, titular da pasta de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS), representa o município na Oficina Regional de Inclusão Produtiva Urbana – Região Nordeste, que acontece em Fortaleza, Ceará, nos dias 23 e 24 de abril. O evento faz parte de uma série de encontros do Plano Brasil Sem Miséria.
O evento de Fortaleza se repetirá em várias cidades do País, com a presença de gestores estaduais e municipais, a fim de discutir as estratégias para a Inclusão Produtiva Urbana. O Plano Brasil Sem Miséria surgiu em 2011, e tem como maior desafio e meta sanar a extrema pobreza do Brasil, sob a ótica da renda, através de ações que promovem acesso das pessoas mais pobres ao programa de qualificação profissional. Esse evento destaca principalmente as atividades relacionadas ao Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O Pronatec foi instituído pela Lei Federal 12.513/11 e tem como objetivo principal oferecer oito milhões de vagas, com prioridade, para estudantes de ensino médio da rede pública, trabalhadores e beneficiários de programas federais, além de incluir famílias de baixa renda, pessoas inscritas no Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou que estão em situação de Seguro-Desemprego.
Qualificação profissional - O Pronatec oportunizará em 2014, 1.699 vagas nos mais variados cursos disponibilizados em Ilhéus. Com carga horária de 160 horas, cada curso proporciona qualificação profissional, fornecendo material didático gratuito e bolsa-auxílio de R$ 10, 00 para os estudantes. Em 2013, os cursos certificaram cerca de 800 jovens e adultos no município.
Para o secretário Jamil Ocké, a participação neste evento permite o aprimoramento dos conhecimentos sobre o programa e garante que ele seja aplicado de maneira correta. “É também uma oportunidade de conseguir parcerias e novos cursos para o município”, enfatiza.  A coordenadora do programa em Ilhéus, Cristane Almeida, ressalta que os cursos do Pronatec asseguram conhecimento técnico aos jovens, para que tenham reais oportunidades de competir no mercado de trabalho.

Postar um comentário

0 Comentários