Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Bahia Pesca fortalece atividade produtiva da região durante Aleluia Festival

Solenidade realizada pela Bahia Pesca na segunda noite, 17, de atividades do Aleluia Ilhéus 2014, para a assinatura de convênios com a Prefeitura de Ilhéus e associações de pescadores, aquicultores e marisqueiras da região marcou a participação do órgão no evento, que também realiza palestras, exposições e um estande no pavilhão de feira e negócios. O presidente Cássio Peixoto ressaltou a importância destes convênios para a produção de pescados no Sul da Bahia, pontuando os avanços da Bahia Pesca na atual gestão, entre elas a distribuição de 800 embarcações no estado.
O prefeito Jabes Ribeiro participou da solenidade, acompanhado do vice-prefeito  e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado, secretário municipal de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, secretários de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli; Meio Ambiente, Antonio Vieira e de Relações Institucionais, Jailson Nascimento e do presidente da Maramata, Frederico Andrade. Vereadores, autoridades municipais e representantes de instituições parceiras do Aleluia Ilhéus também participaram da solenidade.
Os convênios assinados pela Bahia Pesca contemplam a Prefeitura de Ilhéus, ADAB e a Universidade Livre do Mar e da Mata, Maramata, além de colônias - Z-18, Z-19 e Z-38 - e associações de pescadores, aquicultores e marisqueiros. As colônias e a Maramata receberam equipamentos de pesca com motor de popa e dotadas de material de salvatagem e os órgãos governamentais selaram parceria para operacionalizar venda de óleo subsidiado e fortalecer as atividades de beneficiamento e comercialização do pescado na região.
Para o presidente da Bahia Pesca, o Aleluia Ilhéus permite a realização de ações de capacitação e aumento da demanda, com a execução de cursos, distribuição de alevinos, eventos gastronômicos e entrega de equipamentos para os profissionais da pesca. As atividades do órgão durante o evento começaram no dia 16 de abril, com o curso de Manipulação de Pescado para cerca de 30 pescadores do município, que foram orientados pela empresa sobre as formas corretas de higienização do pescado, limpeza do ambiente de trabalho, higienização, armazenamento de produtos, utilização de equipamentos de proteção, entre outros aspectos.
Durante o Aleluia Ilhéus, técnicos da Bahia Pesca cadastraram pescadores no CadCidadão, sistema que permite aos trabalhadores acessar os benefícios oferecidos pelo programa Vida Melhor, do Governo da Bahia. Também distribuiu 100 mil alevinos de tambacu para pescadores de cooperativas e associações de Ilhéus, beneficiando 120 famílias.
Além da capacitação, a empresa entregou kits com equipamentos de segurança, como botas, luvas, aventais, toucas e máscaras. Os pescadores poderão participar ainda de um curso de manejo para piscicultores, que acontece no dia 19.

Postar um comentário

0 Comentários