Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Serviços municipais voltam a funcionar em Ilhéus e Prefeitura intensifica controle do ponto

 Com o fim da greve dos servidores municipais, o prefeito Jabes Ribeiro determinou que todas as secretarias providenciem um esforço extra para que toda a cidade volte a normalidade, e para isso, o controle do ponto será intensificado com a finalidade de melhorar ainda mais a produtividade.

Após o fim da greve dos servidores municipais de Ilhéus, a população já começa a contar, a partir desta semana com a regularização da prestação dos serviços públicos, em decorrência, inclusive, de um esforço extra solicitado pelo prefeito Jabes Ribeiro aos secretários para que o município retorne, o mais rápido possível, à normalidade. Em entrevista ao radialista Jota Carlos, da Rádio Santa Cruz, o prefeito fez restrição, apenas, ao que chamou de tentativa de judicialização das negociações, por parte dos sindicatos, ao entrarem com ações na Justiça do Trabalho.
Lembrando que a Prefeitura continua aberta ao diálogo, o que foi demonstrado em dezenas de reuniões feitas, antes e durante a paralisação, pela Comissão Permanente de Negociação com os sindicalistas, o prefeito observou que, caso a Justiça determine o pagamento integral das reivindicações, também será inevitável que a administração municipal faça a imediata adequação das despesas aos limites exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “E esta adequação, como já aconselhou a própria Justiça do Trabalho e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), só poderá ocorrer com a medida que tenho evitado tomar desde que assumi este mandato: a demissão de trabalhadores. Como já disse inúmeras vezes, é preciso que os sindicalistas pensem  no conjunto dos servidores e também no conjunto da comunidade de Ilhéus, não apenas em seus interesses imediatos”.
Apesar da resistência dos sindicatos, o secretário de Administração, Ricardo Machado, coordenador da Comissão Permanente de Negociação, destaca que está elaborando um calendário de negociações com cada categoria de servidor, para tratar de algumas reivindicações que independem da negociação salarial. O secretário também informou que, seguindo orientação expressa do prefeito, todas as secretárias passarão a controlar de forma mais rígida e eficiente a freqüência dos servidores e avisa que, como forma de aumentar a produtividade e apressar o retorno à normalidade, serão descontadas todas as faltas que não sejam justificáveis segundo as normas da legislação.
ESFORÇO EXTRA – Enquanto as negociações prosseguem, os secretários municipais estão atuando para cumprir a determinação do prefeito Jabes Ribeiro, de fazer o município retornar à normalidade o mais rapidamente possível, apesar de persistirem as dificuldades financeiras já conhecidas da população. As unidades educacionais, por exemplo, já começaram a funcionar normalmente, como fez questão de comprovar, pessoalmente, a secretária de Educação, Marlúcia Rocha, ao visitar diversas  unidades situadas na zona urbana. “Inclusive estive na Escola Perpétua Marques, após uma denúncia de que a unidade não estava funcionando, mas conferimos o andamento das atividades”, ressalta a secretária.
Marlúcia Rocha afirma que toda a rede municipal cumprirá a carga de 200 dias de aulas, determinada pelo Ministério da Educação. “Estamos finalizando o calendário de reposição para apresentar ao Conselho Municipal de Educação e à Associação de  Professores Profissionais de Ilhéus (APPI) para fecharmos a programação”, informa. A secretária diz  também que está planejando a execução de reparos na estrutura física de algumas unidades.
SEDUR - O secretário de Desenvolvimento Urbano, Isaac Alblagli, informa que o órgão está retomando gradativamente as atividades, seguindo um cronograma operacional que prioriza os locais de maiores fluxos. Várias equipes já começaram a trabalhar na limpeza de canteiros e beneficiamentos em locais importantes, a exemplo da Ponte Lomanto Júnior e na avenida do mesmo nome, no bairro do Pontal.
A Sedur também informa que está atuando para oferecer melhores condições de trabalho aos servidores, por exemplo, mais equipamentos de proteção individual. E já está sendo retomada a operação tapa-buracos para melhorar as condições das vias de tráfego da área urbana.
SAÚDE- A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) também está retomando as atividades, dando prioridade às ações destinadas ao atendimento básico. “Os postos já estão abertos para atendimento à população, embora alguns servidores ainda não tenham comparecido ao trabalho, mas a Secretaria está atenta e vai tomar as medidas necessárias para  assegurar a melhor prestação de serviços à população”, destaca o secretário interino Antônio Ocké. “Os farmacêuticos estão repondo os medicamentos nas unidades, já que o trabalho foi interrompido durante a greve”, completa.
Conforme  ressalta Ocké, a Sesau está contratando médicos de várias especialidades e até o final deste mês todas as unidades estarão com profissionais. “Estamos contratando médicos para atuarem em regime de oito, 40 e 20 horas, em diversas especialidades, pois o nosso objetivo é que até o final de outubro todos os postos estejam funcionando normalmente”, destaca.

Postar um comentário

0 Comentários