Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Motorista de Fernando, ex-jogador da seleção brasileira, vai ser solto da prisão na Russia

 Anunciada neste domingo (2) pelo presidente Jair Bolsonaro, a libertação do motorista Robson Oliveira, preso há mais de dois anos na Rússia, foi uma "felicidade imensa" nas poucas palavras de seu filho Robson Santos, que já prevê o reencontro com o pai. Em vídeo publicado em suas redes sociais, Bolsonaro comunicou que Robson embarcará ainda nesta semana e deve chegar ao Brasil na próxima quinta (6). O presidente também agradeceu ao governo russo pela soltura.

"Quero agradecer ao governo russo por tê-lo liberado. O que Robson usava era permitido no Brasil como medicamento, mas na Rússia não. O governo seguiu a legislação local. Foram dois anos em que o Robson passou detido na Rússia, e hoje agradecemos ao presidente Putin, ao embaixador russo no Brasil e ao nosso embaixador que está na Rússia. É um dia de alegria e felicidade. E, se Deus quiser, na próxima quinta-feira receberemos o Robson no Brasil", disse Bolsonaro, em vídeo que mostra parte das tratativas. Segundo o filho de Robson, o motorista ligou para sua avó neste domingo para dar a notícia, mas ainda não sabia detalhes da conversa. Santos disse ter sido avisado sobre o anúncio feito por Bolsonaro por meio do advogado Olímpio Soares, que representa a família no Brasil.

Thank you for watching

"Foi uma felicidade imensa. Quem me passou a informação do anúncio do presidente foi nosso advogado. Meu pai ligou para minha avó, mas ainda consegui falar com ele nem saber detalhes. Quero saber tudo certinho, quando vai chegar, onde vai ser. Com certeza, vamos fazer algo para comemorar"


A liberação por parte do governo russo já era esperada para acontecer no primeiro semestre deste ano, mas dependia de uma assinatura do presidente Vladimir Putin. A Justiça local condenou, em dezembro, o brasileiro a três anos por contrabando e tentativa de tráfico de drogas. No mês seguinte, o Ministério Público optou por não recorrer da sentença. A promotoria pedia 12 anos de prisão, mas a juíza responsável pelo caso decidiu por um quarto da pena, o que surpreendeu inclusive a defesa. Desde então, o processo de transferência ao Brasil era tratado entre o Itamaraty e o governo russo. A expectativa era de que a transferência fosse concluída em três a cinco meses. Em outubro do ano passado, Bolsonaro havia enviado uma carta a Putin pedindo a soltura do motorista, sob o argumento de que ele entrou nessa situação por total desconhecimento da regra local.

Acusado de tráfico internacional, Robson ingressou no país em fevereiro do ano passado com duas caixas do remédio Mytedom 10 mg - também conhecido como cloridrato de metadona - substância proibida em território russo. O motorista levava a medicação em uma mala, entregue a ele fechada, para o sogro do jogador Fernando, que na época atuava no Spartak Moscou.

O ex-volante da seleção brasileira e seu sogro não relataram à justiça a quem o medicamento era destinado. Pouco depois, o jogador acertou sua transferência para o Beijing Guoan, da China. Ele afirma que tem acompanhado a situação e prestado apoio ao ex-funcionário.

Postar um comentário

0 Comentários