Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Ministério da Saúde deve mudar orientação de uso da Cloroquina em hospitais para Covid 19

 


Um grupo técnico formado a convite do Ministério da Saúde elaborou um documento preliminar com orientações contra o uso da cloroquina, azitromicina, ivermectina e outros medicamentos sem eficácia no tratamento da Covid 19 em pacientes hospitalizados por causa da doença.A análise é parte da elaboração de um protocolo único sobre como os doentes devem ser atendidos nos hospitais e também trata de intubação, oxigênio e outros pontos dos cuidados hospitalares.O texto será agora analisado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). Ele será colocado em consulta pública por um período de 10 dias e depois pode vir a ser adotado como uma nova orientação do governo federal sobre o tema.

Chamado de "Diretrizes Brasileiras para Tratamento Hospitalar do Paciente com Covid-19", o documento foi inicialmente divulgado pela "Folha de S. Paulo". O texto, também obtido pela TV Globo, desaconselha o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra o Sars-Cov-2.

"Alguns medicamentos foram testados e não mostraram benefícios clínicos na população de pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados, sendo eles: hidroxicloroquina ou cloroquina, azitromicina, lopinavir/ritonavir, colchicina e plasma convalescente. A ivermectina e a associação de casirivimabe + imdevimab não possuem evidência que justifiquem seu uso em pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados nessa população", aponta o documento.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem alertando desde o segundo semestre do ano passado que a cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina não tem eficácia comprovada contra a Covid-19 e podem provocar efeitos colaterais. 

De acordo com o coordenador do estudo, o pneumologista Carlos Carvalho, o ministro da Saúde do governo de Bolsonaro pediu a formação de um grupo técnico com representantes das principais entidades e associações médicas para definir um protocolo de atendimento hospitalar. Carvalho diz ter reunido especialista e quatro dos sete capítulos do protocolo foram já redigidos e serão apresentados ao Conitec na quinta-feira (20).

Postar um comentário

0 Comentários