Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Pesquisa Eleitoral em Coaraci

Há cerca de 100 dias para as eleições 2016, o cenário político em Coaraci está se desenhando de acordo com dados de Pesquisa Eleitoral realizada no município neste mês de Junho. A pesquisa encomendada pela Rede PORTALMIX, foi realizada pelo instituto Gasparetto Pesquisas e Estatísticas LTDA e está registrada junto ao TSE sob o número BA-08756/2016. Foram entrevistados 410 eleitores no dia 04 de junho do corrente ano. A Margem de erro da pesquisa é de 5% percentuais e o grau de confiança de 95%. Diante de um cenário com quatro pré-candidaturas oficialmente apresentadas: Jadson Albano (DEM), filho do ex-prefeito Gima; Kadu Castro (PC do B), sobrinho da prefeita Josefina; Nino Torquato (PMDB), filho do ex-prefeito Joaquim Torquato e Sérgio Fraife (PSB), atual vice-prefeito, a situação apresenta um certo favoritismo para Jadson, que lidera todos os cenários nos quais o seu nome está envolvido. Num patamar mais abaixo Kadu e Nino Torquato se apresentam tecnicamente empatados em segundo lugar em alguns cenários, sendo que Nino tem a vantagem de ter um menor índice de rejeição em relação à Kadu.

O baixo desempenho tanto de Kadu Castro, quando do vice-prefeito Sérgio Fraife podem estar ligados ao desempenho do Governo Josefina, que já está no seu segundo mandato consecutivo e apresenta altos índices de reprovação perante o eleitorado de Coaraci. Dos entrevistados 81% consideraram o governo Josefina como Regular, Ruim e Péssimo e 62,7% reprovam a maneira de governar da prefeita de Coaraci.

Quando perguntados espontaneamente em relação a intenção de voto para prefeito, 45,1% demonstraram não saber em quem votar, 35,4% declararam voto em Jadson, 8% em Kadu, 6,3% em Nino Torquato, 3,2% em outros nomes diversos e 2% em Sérgio Fraife. Diante da apresentação dos nomes dos quatro pré-candidatos, Jadson sobe para 48,3%, os indecisos caem para 14,9%, Kadu vai a 14,4%, Nino Torquato obtém 10,7%, os que declararam votar em branco ou nulo foram 6,3% e Sérgio Fraife apresenta 5,4% das intenções de voto. No quesito rejeição individual, dos entrevistados 45,1% disseram que não votam de jeito nenhum no candidato Kadu, 29% não votam de jeito nenhum em Nino Torquato, 26,1% não votam de jeito nenhum em Jadson e 25,9% não votam de jeito nenhum em Sérgio Fraife. Nesse contexto três pré-candidatos se apresentam em um patamar similar, estando apenas o pré-candidato Kadu com um elevado índice de rejeição por parte do eleitorado. Quando estimulados em cenários com apenas três candidaturas, o comportamento dos eleitores não diverge muito. Num cenário com Jadson, Kadu e Nino Torquato, Jadson chega a 46,3%, Kadu vai a 16,1% e Nino Torquato alcança 12,4%, brancos e nulos são 6,8% e indecisos são 15,1%.
Em outro cenário com Sérgio Fraife na disputa ao invés de Nino Torquato, Jadson alcança 50,5% das intenções de voto, Kadu vai a 16,6% e Sérgio Fraife fica com 6,8%, os indecisos são 16,1% e declaram votar em branco ou nulo 9,8%.
Em um cenário com apenas Kadu Castro, sobrinho da prefeita e Sérgio Fraife, vice-prefeito, Sérgio venceria a disputa com 34,1% dos votos, onde Kadu obteria 25,9%, os indecisos seriam 20,5% e votariam em branco ou nulo 19%.
No último cenário estimulado, envolvendo os dois maiores grupos políticos do município, Jadson venceria Kadu com 52,4% dos votos, Kadu teria 20,5%, os indecisos seriam 16,6% e votariam em branco ou nulo 10,2%.
Aguardam-se definições quanto as candidaturas para o momento das convenções no final do mês de julho quando este cenário estará definido rumo às urnas em 2 de outubro, por certo que dificilmente surja um nome novo frente aos apresentados, que estão há algum tempo em pré-campanha dentro de suas agremiações partidárias. A Rede PORTALMIX que encomendou esta pesquisa e atua no mercado de tecnologia e informação estará realizando durante o período de campanha, entrevistas, novas pesquisas e debates eleitorais com os candidatos não só de Coaraci, mas de Almadina, Itapitanga e Itajuípe, área de atuação da empresa.



Fonte: Rede Portal

Postar um comentário

0 Comentários