O prazo para entrega da Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (MEI) vai até o dia 31 de maio, mas a Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic) de Ilhéus alerta para que público-alvo não deixe para realizá-la próximo ao fim da data estipulada. A Sedic informa, também, aos microempreendedores da cidade que os carnês da cidadania, documento que reúne os tributos e contribuições dessa área, continuam disponíveis no Balcão do Empreendedor, instalado no andar térreo do Anexo Único de Secretarias, no centro, ou no portal do empreendedor, na internet,(www. portaldoempreendedor.gov.br).
De acordo com a Sedic, até o momento, foram registradas cerca de 30% das declarações previstas. William Gama Batista, coordenador do Balcão do Empreendedor, esclarece que os contribuintes não devem deixar de declarar. “Mesmo aqueles que se encontram inadimplentes devem fazê-la, evitando o escoamento do prazo e, consequentemente, o pagamento de multas”. Batista salienta, ainda, que aqueles que receberam o carnê da cidadania em suas respectivas residências também podemcomparecer ao Balcão do Empreendedor para realizar a declaração.
O setor funciona de forma gratuita e diariamente, das 8h30min às 18h. O carnê, distribuído pela Secretaria Nacional da Micro e Pequena Empresa, traz 12 boletos com o valor mensal que deve ser pago pelo microempreendedor para que ele permaneça em dia com os impostos e contribuições do INSS. As parcelas podem ser pagas nas agências bancárias, casas lotéricas, correspondentes bancários e terminais de autoatendimento.
MEI – Segundo a legislação atual, Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para se enquadrar no grupo, é necessário faturar até 60 mil reais por ano, no máximo, e não ter participação em outra empresa.
0 Comentários