Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Secretaria faz reestruturação do Serviço de Assistência Farmacêutica Municipal

Diante da grave situação encontrada no setor, a Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus está adotando uma série de medidas para a reformulação total dos processos de trabalho do Serviço de Assistência Farmacêutica, tanto nos aspectos técnicos quanto administrativos. Entre as ações programadas para 2013, estão a qualificação da Gestão dos Medicamentos e Insumos Estratégicos e a Implantação de um Programa de Educação Continuada, que teve início agora em maio.

O programa de educação permanente contempla os profissionais de saúde da rede municipal que, direta ou indiretamente, estão envolvidos com a questão dos medicamentos. Tem como objetivo principal qualificar os profissionais e, também a população, para o uso racional de remédios. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso racional de medicamentos é definido como “a situação em que o paciente recebe a medicação apropriada para a sua necessidade clínica na dose e posologia adequada, por um período de tempo correto e no menor custo para si e para a sociedade”.

Os profissionais da rede já estão sendo capacitados, obedecendo a um cronograma anual. No último dia 03, o processo foi iniciado com os técnicos de Farmácia. Nesta quinta-feira, 09, o treinamento contou com a participação dos enfermeiros da secretaria de Saúde, realizado na sede da Farmácia Pública, sob a coordenação do farmacêutico Marco Aurélio Miranda. O programa vai contemplar, em seguida, os agentes comunitários de saúde, entre outros.

De acordo com a supervisora do Serviço de Assistência Farmacêutica Municipal, Simone Soares, durante a capacitação, os profissionais têm a oportunidade de discutir e definir fluxos administrativos e temas que envolvem as classes terapêuticas, como anti-hipertensos, hipoglicemiantes, contraceptivos e outros. “Acreditamos que profissionais capacitados são de fundamental importância para garantir a adesão dos usuários aos tratamentos medicamentosos e, assim, interferir diretamente na recuperação e manutenção da sua saúde”, acrescentou.

Postar um comentário

0 Comentários