Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Médico cubano já assumiu a direção do Hospital Geral de Ilhéus

O médico cubano Julio Lenín Díaz Guzmán, naturalizado brasileiro, doutor em Saúde Pública e professor universitário, tomou posse, no último sábado, 4,  na diretoria geral do Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus, referência no atendimento de emergência à saúde para diversos municípios da região. A posse foi presidida pelo secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, com a presença do prefeito Jabes Ribeiro e do presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Josevaldo Viana, além de outras autoridades, médicos e funcionários do hospital.

Na oportunidade, Solla anunciou uma nova obra de reforma e ampliação do setor de emergência do Hospital Geral e garantiu a construção de um novo hospital regional para a cidade, situado no bairro Banco da Vitória, localizado à margem da rodovia Ilhéus-Itabuna. Conforme o secretário, a área de emergência deve ser ampliada em mais de mil metros quadrados e receberá também novos equipamentos.

A posse contou também com as presenças da deputada estadual Ângela Souza, da reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, dos secretários municipais de Saúde de Ilhéus e Itabuna, Ledívia Espinheira e Renan Araújo, dos diretores da 6ª e 7ª Diretorias Regionais de Saúde, Sonilda Melo e João Marcos, o Superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde, Alfredo Boa Sorte, o diretor de Gestão de Rede Própria da Sesab, José Walter Júnior, da primeira dama do município, Adryana Ribeiro, o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, além dos vereadores Aldemir Almeida, Fábio Magal, Ivo Evangelista, Luiz Carlos Escuta, Nerival Reis e Roland Lavgine.

O trabalho do médico Julio Guzmán na saúde pública, desde que chegou a Ilhéus, há 15 anos, atuando como médico consultor da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Saúde da Família (PSF), foi destacado por Jorge Solla e pelo prefeito Jabes Ribeiro. Ele é o primeiro médico cubano, cujo país é referência mundial em saúde pública, a assumir a gestão de um hospital na Bahia. Até a semana passada, ele também atuou como plantonista da UTI no Hospital Geral Luiz Viana Filho.

Guzman afirmou que conhece a realidade do Hospital Geral e que aceitou o desafio porque conta com o apoio dos médicos e funcionários da instituição. Ele afirmou que o Hospital Luiz Viana não foi feito para “quem fica no sofá de casa apenas criticando, e sim para quem é atendido, vítima de tiro, facada e outras ocorrências que chegam diariamente, de Ilhéus e outros municípios”, acrescentou. O novo diretor disse ainda que não conhece nenhum sistema de emergência aberto como o do Hospital Geral de Ilhéus, que também possui um,a UTI aparelhada com equipamentos de última geração.

Postar um comentário

0 Comentários