A Secretaria de Educação de Ilhéus ampliou o programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na rede municipal de ensino, que visa garantir o aperfeiçoamento da formação dos professores-alfabetizadores. Atualmente, estão envolvidos no PNAIC, 288 professores e cerca de 8 mil e 500 alunos.
A coordenadora municipal do programa, Fabiana Bezerra, disse que, este ano, estão sendo contempladas todas as escolas da sede e zona rural, nas suas diversas fases e ciclos. “Os trabalhos tiveram início na primeira quinzena deste mês, cuja avaliação dos orientadores de estudo feita pelos cursistas foi altamente satisfatória”, ressaltou.
Fabiana Bezerra explicou que a formação dos professores-alfabetizadores é feita por meio de encontros mensais, seminário anual, atividades extraclasse, em cada etapa da formação e aplicação de trabalhos nas turmas em que leciona. Neste ano, a ênfase do PNAIC é em língua portuguesa e em 2014, será em matemática.
Esclarece a coordenadora do programa que como diferencial, a secretaria municipal de Educação amplia a formação continuada para todos os técnicos pedagógicos (supervisores e orientadores) do ciclo II (1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental).
Serão ofertados quatro cursos em turmas distintas de professores, todos do 1º ano do ensino fundamental (sede e interior – 75 docentes ); todos os professores do 2º ano do ensino fundamental da zona urbana – 50 docentes; os professores do 3º ano do ensino fundamental da sede – 63 docentes e todos que atuam em turmas da zona rural nos 2º e 3º anos do ensino fundamental e turmas multicicladas (100 docentes).
O que é o PNAIC – O PNAIC é um acordo formal assumido entre os governos federal, estaduais, municípios, além de entidades, para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização (ciclo 2 – fase III/3º ano do ensino fundamental).
0 Comentários