O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, ao participar da solenidade de abertura do II Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen e do V Congresso Baiano de Apicultura, afirmou que o município também tem vocação para a área e que os eventos contribuem para o aperfeiçoamento da produção local. “Estes eventos vão colaborar na geração de emprego e renda para famílias inseridas no programa de agricultura familiar da região e diversificar ainda mais a economia regional”, frisou.
Durante a solenidade de abertura do evento, o secretário estadual de Agricultura, Eduardo Salles, lançou em Ilhéus, o plano de desenvolvimento da apicultura na Bahia para 2013-2014 e assinou protocolo de intenções que visa melhorar a produção do mel, do própolis e do pólen. “A Bahia se destaca como um dos maiores produtores de pólen apícola desidratado do Brasil, por causa da vasta vegetação polinífera e das técnicas empregadas pelos apicultores”, comentou Salles.
Realizado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o seminário, aberto nesta quarta-feira, 15, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do mel, própolis e do pólen na Bahia.
Na oportunidade, o prefeito Jabes Ribeiro homenageou dirigentes de associações de apicultores e pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Vitória da Conquista, pelos serviços prestados à produção do mel, própolis e do pólen no Estado.
Até a sexta-feira, 17, serão apresentadas técnicas de manejo, pesquisas e dados sobre comercialização e exportação. Na programação estão previstas palestras, mesas redondas, minicursos e oficinas, além da apresentação de técnicas utilizadas pelos apicultores da Bahia e de outros estados.
Conforme censo do IBGE, de 2001 a 2011, o estado saiu de uma produção inicial de 300 para 2.646 toneladas, colocando a Bahia em 3º lugar na produção de mel no nordeste e em 7º no país.
0 Comentários