Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Instituto Iris abre inscrições para curso gratuito de Gestão Cultural, em Ilhéus

O Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (Iris), através do projeto Ori, oferece curso gratuito de Gestão Cultural, em Ilhéus. As inscrições vão até o dia 1º de maio e devem ser feitas pelo site www.institutoris.org.br.Com início em maio, o curso terá duração de seis meses, e ocorre na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Voltada para jovens negros e pardos de 19 a 30 anos, a proposta é desenvolver ideias que impactem de modo positivo as suas comunidades. Com coordenação pedagógica do Professor Doutor Hélio Santos, o Projeto foi concebido como um conjunto de ações afirmativas para jovens negros. "Queremos promover uma formação sistemática dos jovens como gestores culturais, para que eles sejam agentes de mudanças políticas e econômicas dentro e fora de suas comunidades", comenta o coordenador.

Além de Ilhéus, o curso acontece em Feira de Santana, no Colégio Polivalente, e em Santo Amaro, na Casa do Samba. O Projeto Ori tem apoio tem apoio financeiro do Governo daBahia, através do Fundo de Cultura, e secretarias da Fazenda e Cultura do Estado, contando ainda com a parceria do Fundo Baobá, Instituto Brasileiro da Diversidade (IBD), Instituto Cultural Steve Biko, Instituto Mídia Étnica, Colégio Polivalente de Feira de Santana, Casa do Samba, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Escola de Administração da UFBA e UESC.

Segundo pesquisa do IBGE, em 2008, na Região Metropolitana de Salvador, os indivíduos que se declaravam brancos com mais de 12 anos de estudo ganhavam, em média, R$ 25,70 por hora de trabalho, enquanto os considerados negros ou pardos, com o mesmo tempo de estudo, recebiam R$ 13,10 por hora. Essa disparidade motivou a criação do Projeto Ori, que surgiu como uma ação reparadora à violência e exclusão econômica sofrida pelos negros na Bahia.

Instituto Iris –Com mais de 18 anos de história, atua nas áreas de responsabilidade e investimento social. Para isso acontecer, o Instituto Iris acredita que os lucros gerados pelo investimento social, a partir de práticas que fomentam o desenvolvimento humano são fundamentais para a transformação social sustentável.








Secretaria de Comunicação Social – Secom

Postar um comentário

0 Comentários