Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Prefeito de Ilhéus informa providências para amenizar impactos das chuvas

O prefeito Jabes Ribeiro informou à população no programa Balanço Total, da Santa Cruz, apresentado pelo radialista, Jota Carlos, as medidas tomadas para amenizar os impactos das fortes chuvas que incidiram em Ilhéus durante esta semana. Conforme disse, na audiência com a Defesa Civil Nacional, em meados do último mês de novembro, apresentou o relatório elaborado pela Comissão de Defesa Civil de Ilhéus, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), confirmando a necessidade da liberação de recursos ao município para realização de obras de infraestrutura nas áreas de risco geológico.
O documento traz os registros das ocorrências em dezembro passado, quando foi decretado estado de emergência. “Evidente que esta é uma situação que atinge a toda a cidade e a toda a região, e nós não temos recursos suficientes para enfrenta-la, por isso estamos solicitando à Brasília a urgência da liberação desses recursos, para atuarmos em obras de infraestrutura nos morros e nos locais que apresentam riscos geológicos”, afirmou o prefeito.
  Além disso, o prefeito informou que os agentes da prefeitura passaram a semana toda monitorando as áreas de risco.  “A Defesa Civil está registrando as ocorrências, dando a atenção necessária aos cidadãos, mas também gerando provas que ratificam a nossa situação, para possamos ser mais convincentes junto aos órgãos nacionais”, ratificou Jabes Ribeiro. “Precisamos da liberação desses recursos, estamos tomando as medidas paliativas necessárias, mas precisamos resolver de uma vez por todas esses problemas que são de infraestrutura”, frisou.
Conforme ressaltou Jabes Ribeiro, sem os recursos do governo Federal não será possível resolver os problemas nas áreas de risco. “Agora mesmo tivemos que fazer um esforço dobrado para pagar o 13º salário dos servidores e só conseguiremos pagar 90% da folha, inclusive suspendendo no mês de dezembro o pagamento aos fornecedores”, pontuou. Na ocasião, o prefeito destacou que os outros 10% da folha, que compreende cargos comissionais e servidores que ganham mais de R$ 4.700, receberão o décimo terceiro salário até o dia 31.     
 O prefeito falou durante a entrevista que o governo municipal está tomando as medidas necessárias para possibilitar o repasse de recursos do governo federal. Por exemplo, quitando as divindades deixadas pela gestão passada, o que possibilitou a retirada da prefeitura do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias  (Cauc), além das constantes negociações e reuniões com os governos estadual e federal.
Defesa Civil - Jabes Ribeiro solicitou à população que em caso de emergência, o cidadão deve acionar a Coordenação da Defesa Civil através dos telefones (73) 88818500 (neste número, são aceitas ligações a cobrar durante o dia e a noite) e 32343597. Os agentes ficarão em plantão durante todo o final de semana.
Quando notificada, a Defesa Civil se desloca até o local, avalia a situação, se necessário, com a ajuda do Corpo de Bombeiros, isola a área e orienta os moradores. A Sedur está colocando lonas em morros, para evitar deslizamentos.  Além disso, bueiros estão sendo desentupidos para diminuir os pontos de alagamento. Ainda, profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) estão também de prontidão para atender à população, caso seja necessário.

Postar um comentário

0 Comentários