Ticker

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Prefeito de Ilhéus assina decreto para desapropriação de área para a Universidade Federal do Sul da Bahia

Jabes considera a UFSB um marco para o Sul da Bahia. Ilhéus foi contemplada com um dos colégios universitários da UFSB, para atender 60 alunos, a partir deste mês de setembro. Cada colégio universitário disporá de uma rede de 50 computadores, ligados em rede, com acesso às aulas da universidade.O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, participou da aula inaugural da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), na noite de segunda-feira (8), quando também assinou o Decreto Municipal nº 052/2014, que declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, uma área contígua ao limite com o município de Itabuna, DCE mais de 688 mil metros quadrados, para a construção do campus da UFSB. Na oportunidade, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, também assinou decreto de desapropriação com a mesma finalidade.
O reitor da UFSB, Naomar Monteiro, reuniu na solenidade os ministros da Educação, José Henrique Paim e da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, o governador da Bahia, Jaques Wagner, os reitores da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Paulo Gabriel Nacif, e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro, prefeitos dos municípios do Sul da Bahia, representantes de entidades empresariais e sindicais, professores, pais e estudantes do campus Jorge Amado e dos colégios universitários (CUNIS).
Jabes considera a UFSB um marco para o Sul da Bahia. “Os jovens da região terão mais oportunidade de participar da vida do País, a partir deste modelo contemporâneo de universidade, firme, viva, capaz de formar uma massa crítica capacitada a promover o desenvolvimento da região”, destacou o prefeito. Ilhéus foi contemplada com um dos colégios universitários da UFSB, para atender 60 alunos, a partir deste mês de setembro.
O reitor Naomar Monteiro recepcionou os pais dos alunos com uma apresentação sobre a estrutura da universidade, explicando que cada colégio universitário disporá de uma rede de 50 computadores, ligados em rede, com acesso às aulas da universidade. “Ao invés do aluno vir à Universidade, ela irá até o aluno, melhorando o processo de inclusão social, um dos mais fortes objetivos da UFSB”, justificou.
Universidade descentralizada - Naomar Monteiro disse que a UFSB já registra 720 matrículas nos bacharelados interdisciplinares (Artes, Ciências, Humanidades e Saúde) e nas licenciaturas interdisciplinares nos campi de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. A meta da instituição é atender 900 alunos. O reitor também falou sobre o modelo da nova universidade, formulado no legado de dois expoentes da educação brasileira, Paulo Freire e Anísio Teixeira.
Explicou que o aluno da UFSB poderá fazer suas escolhas durante o percurso de formação. “Aqui, o estudante moldará o curso de acordo com suas expectativas e condições de vida, e será certificado a cada etapa que concluir, podendo recomeçar do ponto que parou, se assim escolher ou necessitar”. O reitor falou também sobre a instalação do Conselho Estratégico Social, no próximo dia 20, que terá, entre outras metas, a preparação do 1º Fórum Social do Sul da Bahia, daqui a um ano.

Postar um comentário

0 Comentários